Mas afinal o que é SEO? Pode ser que você já conheça essa expressão e até saiba que ela pode fazer com que as pessoas encontrem seu e-commerce mais fácil no Google.
E é exatamente isso! SEO, do inglês Search Engine Optmization, (otimização dos mecanismos de busca) é uma ferramenta que vai destacar seu e-commerce no meio desse mar digital.
E não é fácil! A concorrência é grande! Segundo o
PayPal, em 2021, apenas em dois meses foram criados 789 e-commerces por dia!
E sabe quantos e-commerces existem apenas no Brasil? Mais de 930 mil, segundo
Neil Patel com tanta concorrência, se você acha que ficar na primeira página do Google dá trabalho, imagine ficar entre os primeiros resultados! Isso requer uma ótima estratégia de SEO.
Antes de passar para as dicas, vamos explicar, de forma simples, como o motor de buscas do Google funciona.
Quando você procura por algo na internet, as primeiras páginas não estão ali por acaso. Atualmente os primeiros resultados são os pagos (Adwords), ou seja, patrocinados pelas empresas relacionadas a sua busca.
Em seguida estão os resultados orgânicos, ou seja, não pagos. Para aparecer ali, o Google utiliza um algoritmo que indexa as páginas através de uma série de regras.
Utilizando um bot, ou crawler, a ferramenta de busca leva em conta cerca de 200 variáveis, entre elas uso de palavras-chave, nome do seu site (domínio), links externos e internos, relevância da sua página, entre outros.
Entendi, e agora? Agora vamos às dicas!
São fundamentais para que seu cliente te encontre dentro da jornada de compra. Vamos para um exemplo. Se você tem um e-commerce de joias de ouro, use várias palavras como essa em seu site: “ouro” “joias” “joias em ouro” “pingentes de ouro” “correntes de ouro”, assim por diante.
Existem várias ferramentas que podem te ajudar a definir não apenas suas palavras-chave, mas também conteúdos ligados a ela. Uma das mais famosas é a
Ubersuggest, mas existem outras como
Keyword Planner, do próprio Google,
SEMrush, entre outras. Algumas são gratuitas e outras pagas.
Depois de escolher as palavras-chave, certifique-se de que ela apareça no título das suas páginas. Voltando ao exemplo anterior, você pode ter títulos “matadores” como “Joias em ouro com descontos especiais” ou “Alianças em ouro para seu casamento”.
E mais: já que o SEO leva em conta a quantidade dessas palavras-chave, tenha um blog. Além de melhorar seu ranqueamento, ele lhe dará autoridade, ou seja, seu site será mais confiável e agradável aos olhos do consumidor. Lembre-se: ninguém quer ficar vendo só propaganda o tempo todo, certo? Disponibilize assuntos de interesse do seu público.
Aqui está um item em que você pode se destacar. Isso porque nem todo mundo dá muita importância para a configuração correta das imagens. Sim, elas também são levadas em conta no SEO para E-commerce.
Quando você for postar uma foto, é preciso nomeá-la de forma correta, ou seja, de acordo com o que está sendo mostrado.
Se você tem um e-commerce de flores, por exemplo, deve nomear a foto como buque-de-rosas-vermelhas.jpg Isso porque o robô do Google não vê a imagem, ele simplesmente vai ler o que está escrito nela. Faça isso com todas as imagens que for postar.
E mais: não use imagens muito pesadas. Elas vão demorar para carregar.
Veja também: Inbound Marketing: o que é e como usá-lo para fazer sua empresa crescer
Eles têm dois objetivos: aumentam o tempo de navegação do usuário no seu e-commerce e mostram para o Google que as páginas estão relacionadas entre si.
No exemplo acima, você pode linkar seu buquê de rosas à seção de cartões para todas as ocasiões: casamento, aniversário, etc…
Dessa forma, além de melhorar seu ranqueamento, impulsiona também seu ticket médio, ou seja, a pessoa fica tentada a comprar mais produtos.
Também chamado de meta description, é uma rápida descrição do seu produto que aparece logo abaixo do título da busca.
Ele pode ser configurado no próprio site e, embora não seja tão levando em conta pelo robô do Google, faz com que a pessoa escolha o seu e-commerce e não o do concorrente. E é aí que você sai ganhando com o SEO, pois o número de visitantes traz relevância para o seu negócio. Viu como está tudo interligado?
Sabe quando você clica em um site e ele fica rodando, rodando e não abre? O que você faz? Passa para o próximo, certo? Aí você tem um problema com taxa de rejeição que é um indicador perigoso.
Além disso, a velocidade da página, navegabilidade e facilidade de navegação também são levadas em conta pelo bot do Google.
Para saber como anda a velocidade do seu e-commerce, utilize a ferramenta do próprio Google, a
PageSpeed Insights.
Se precisar de ajuda com seu e-commerce, fale com a gente! Temos profissionais especialistas no assunto que vão te ajudar a vender muito mais!