O Dia das Mães está chegando e você quer saber como vender mais nesta data?
Vamos te orientar a preparar seu e-commerce e ações de marketing para alavancar suas vendas.
Só para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa da E-bit/Nielsen, em 2020 o faturamento do e-commerce para o Dia das Mães no Brasil foi de 3,7 bilhões.
Antes de mais nada lembre-se: antes de ser mães, elas são mulheres. Então muito cuidado com a identidade visual da sua campanha.
A sua cliente deve se sentir representada, então olho no seu nicho. Faça-se a seguinte pergunta: como é minha cliente? Ela é do lar? Empresária? Vaidosa? É mais preocupada com a saúde?
Depois disso você começa a traçar suas estratégias de campanha.
Já que estamos com tempo, pois o Dia das Mães, esse ano cai em 8 de maio, vamos preparando o terreno.
Você já pode começar a usar o Inbound Marketing e incluir blog posts, e-books e outros materiais ricos para elas. Exemplo: se você vende cosméticos, envie um e-mail marketing com um título: Ainda dá tempo de ficar linda para o Dia das Mães!
Ou então se o seu e-commerce é de produtos para emagrecer, pode enviar um plano com um passo a passo de uma dieta eficaz para perder alguns quilinhos em dois meses.
Mas atenção! Essa é uma estratégia para ELAS! Ou seja, isso é para quando a mulher for comprar seu próprio presente. Muitas gostam de se recompensar pelo esforço e é aí que você ganha! Veja só: De acordo com a Social Miner em 2019 as mulheres foram responsáveis por 54,8% das compras do Dia das Mães!
Mas para que seu e-commerce venda ainda mais no Dia das Mães, é preciso atingir o público que compra os presentes para elas: pais, filhos, maridos e namorados.
Use apelos como “Não deixe para a última hora” ou “Compre agora e ganhe desconto de X%”.
Lembre-se de incluir os filhos na decisão de compra, afinal o Dia das Mães é uma data extremamente afetiva.
Lembra quando falamos da identidade visual da sua campanha? Ela tem que aparecer no seu e-commerce. A mãe que entrar ali, ou quem for comprar seu presente, deve sentir que ela está representada! Empresária, dona de casa, vaidosa, amorosa… Então use elementos que passem essa imagem em fotos, cores e fontes.
Ah, mas meu produto não tem nada a ver com as mães. Ok, mas isso não é problema. Se você vende artigos masculinos, por exemplo, coloque uma mensagem de parabéns para elas. Fica muito simpático. Você pode até lembrar seus clientes homens sobre a data!
Comece antes do Dia das Mães. Não espere chegar o mês de maio. Solte as campanhas com no mínimo 20 dias de antecedência. Lembre-se que o e-commerce tem o período de entrega e ninguém quer dar o presente atrasado para as mães. Então verifique como está a logística do frete. Esse é um período muito movimentado.
Veja também: Boas práticas para começar a sua loja virtual
Você já sabe quais produtos vendem mais. Então, verifique como está seu estoque e, se necessário, dê um reforço. Lembre-se de negociar o preço x quantidade com seu fornecedor. Sempre é possível conseguir um desconto para repassá-lo ao consumidor!
É bem óbvio, mas você deve fazer campanhas de Ads para o Dia das Mães. E comece antes para não ter problemas com a entrega.
Segmente seu público com anúncios com dicas de presentes que levem diretamente ao seu e-commerce com navegação fácil para a compra.
Nada pior do que clicar em um anúncio e ter que ficar procurando onde estão as promoções pra o Dia das Mães.
Use também e-mail marketing com uma lista de sugestões de produtos e condições especiais de compra.
É o que todo mundo gosta e deseja ao comprar no Dia das Mães. Você pode oferecer: cupons de desconto, frete grátis ou reduzido, descontos, brindes, vouchers e outros atrativos. É uma tática que funciona muito bem em datas sazonais.
Gostou do conteúdo? Se você está precisando de estratégias para alavancar seu e-commerce, fale com a gente! Podemos te ajudar a vender ainda mais!