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Dia do Consumidor: como preparar seu e-commerce para aproveitar ao máximo essa data
SAMILO LOPES • March 23, 2022

O Dia do Consumidor é uma das mais importantes datas promocionais no ano. Por isso, separamos nesse artigo algumas dicas para você se preparar.

Você já ouviu falar no “Dia do Consumidor”? Se não, tudo bem. Não é uma das datas mais conhecidas pelas pessoas.

Mas se você tem um e-commerce preste atenção! Ela será comemorada dia 15 de março e já está sendo considerada a segunda Black Friday do ano!
Apenas para se ter uma ideia, dados do
Similar Web apontam que, nesta semana, há um aumento de 13 milhões de visitas a mais nas principais lojas virtuais do Brasil.

Também ajuda o fato de que a pandemia alavancou as vendas online e agora o consumidor já se sente mais confiante e “treinado” para comprar pela internet.

Tudo isso significa que ainda dá tempo de preparar a sua loja virtual e vender muito mais no Dia do Consumidor. Saiba como!


1 – Arrume a casa para o Dia do Consumidor


Sabe aqueles ajustes que você precisa fazer no seu e-commerce mas nunca tem tempo? Agora não tem mais jeito. Para vender mais no dia do consumidor, sua loja virtual terá que estar “nos trinques”, ou seja, com uma boa vitrine, links e sistemas de pagamento funcionando, navegação fácil e rápida. Ah, e mais: passe um “pente fino” em todas as páginas e veja se não tem nenhuma com temido erro 404 que é um verdadeiro espanta cliente da loja.


2 – Promoções


Escolha bem os produtos. Se você trabalha com roupas, por exemplo, escolha uma linha de verão com saias, shorts e camisetas. Ou seja, leve em conta que em março ainda estaremos no verão e mesmo o outono não é tão fresco assim por aqui.

Mas atenção! Faça promoções reais! Nada de promover “tudo pela metade do dobro”. O consumidor não gosta de ser enganado e já aprendeu a não cair nesse truque desde a Black Friday.


3 – Monte kits para o Dia do Consumidor


É uma ótima forma de aumentar seu ticket médio. Reúna 3 artigos relacionados e faça uma ótima oferta por eles. Se você vende celulares, faça um “combo” com dois aparelhos e mais um acessório com um preço tentador. Importante também deixar algumas opções para que o próprio cliente reúna as peças que quer comprar.


4 – Frete grátis


É uma das coisas que os clientes mais amam nesse mundo! Eles realmente sentem que estão ganhando alguma coisa. Só tome cuidado para não entrar no prejuízo. Calcule bem o custo x benefício da entrega grátis dos produtos. Uma saída é oferecer esta condição apenas para o estado do país em que você atua, por exemplo.

Além do frete grátis considere também oferecer cashback, brindes e condições especiais de pagamento para o dia do consumidor.


5 – Trate bem o cliente no Dia do Consumidor


Isso deve ser feito o ano todo, porém em épocas em que as vendas aumentam, você não pode correr o risco de ir parar no Reclame Aqui, certo?

Para isso verifique como está o atendimento do seu canal de comunicação com ele e, se necessário, aprimore a ferramenta. E nunca deixe o cliente esperando muito tempo por uma resposta!


Veja também: 10 principais tendências do e-commerce para 2022


6 – Divulgue sua loja!


De nada adianta fazer tudo isso se o cliente não souber o que você está oferecendo! Já que estamos falando de e-commerce, é claro que sua promoção deve aparecer em todas as redes sociais nas quais você atua. E sempre que possível use um botão de compra de fácil visualização.

Se houver verba invista em Ads: Facebook e Google, afinal nessa época a concorrência é grande!


7 – Facilite a compra!


Se puder tenha várias formas de pagamento como cartão de crédito, débito, boleto, PIX, entre outras. Lembre-se de ter um site seguro com certificado! Utilize também o sistema de omnichannel, que integra todos os seus canais de vendas. Por exemplo: o cliente pode comprar pelo site e retirar na loja física.

 

Curiosidades sobre o Dia do Consumidor


  • Foi criada em 15 de março de 1962. Nesse dia o ex-presidente norte-americano John F. Kennedy fez um discurso sobre a importância das boas relações entre as empresas e os consumidores;
  • No Brasil, a data ganhou importância no começo dos anos 90, com o Código de Defesa do Consumidor.
  • No e-commerce o dia chegou ao Brasil apenas em 2014 com o Buscapé, site de comparação de preços. Com o sucesso da ação outras lojas aderiram a data;
  • É considerada a salvação do primeiro semestre pelos lojistas. Afinal este período é fraco em termos de datas comemorativas. Os meses mais próximos são a páscoa e dia das mães, mas mesmo assim não atendem todos os segmentos;
  • Entre os critérios que influenciam na decisão de compra em uma loja estão: preço, confiança na loja e frete.
  • Os produtos mais consumidos nesta época costumam ser roupas, smartphones e computadores;


Gostou deste artigo? Se precisar de ajuda para alavancar seu e-commerce no Dia do Consumidor entre em contato! Será um prazer ajudá-lo!


Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
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