Vamos falar de Inbound Marketing?
Se você tem mais de 30 anos deve se lembrar de como as propagandas eram antes da Internet.
Anúncios em revistas, jornais, outdoors e comerciais na TV disputavam a sua atenção com forte apelo comercial: compre, compre e compre!
Essa estratégia, irritava o consumidor que muitas vezes nem prestava atenção ao que estava sendo oferecido.
Felizmente no digital as coisas avançaram muito e agora com as técnicas de Inbound Marketing todos saem ganhando: você e seu cliente.
Também chamado de “marketing de atração” tem como objetivo atrair o cliente com conteúdo relevante para ele.
Isso que dizer que antes de oferecer ao cliente seu produto, você vai mostrar soluções para suas “dores” (problemas).
Uma das principais diferenças do marketing tradicional, descrito acima, é que no Inbound é o cliente que procura você.
Isso é feito através das estratégias de marketing, nas quais ele vai percorrendo seu funil de vendas que vai da descoberta do seu produto até a compra. Vamos explicar melhor:
Conheça este processo completo aqui!
Antes de começar a produção de conteúdo, seu time de marketing vai analisar seu negócio, produto, necessidades, público e outras variáveis.
Isso vai criar uma estratégia assertiva para gerar mais leads com orçamento bem otimizado.
O próximo passo é definir a mensagem e por quais meios ela será transmitida, ou seja, onde seu público irá te encontrar.
É uma das principais ferramentas do Marketing de Conteúdo. Através dele, são usadas suas palavras-chave e utilizadas técnicas de SEO para seu produto ser encontrando facilmente pelo motor de buscas do Google.
Seu blog deve trazer conteúdos relevantes para seu público de forma clara, que gerem interesse e que o ajude a resolver suas dores.
Exemplo: se você tem um pet shop, um ótimo blog post seria: “Cinco dicas infalíveis para educar seu cão”;
Como o nome diz é um livro virtual, mais completo do que o blog, que vai trazer conteúdo relevante e de qualidade para o público. É ótimo para geração de leads pois, para baixá-lo o visitante tem que preencher um formulário com nome e e-mail, no mínimo.
Aqui o interessante é que ele tenha um ótimo layout com infográficos, tabelas, fotos, ou seja, tem que ser dinâmico;
De acordo com o Monitor Mercantil, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais pelo mundo e só no Brasil esse número é de 150 milhões de usuários. Isso já justifica sua presença nesses canais. Importante destacar que cada rede social tem características próprias. Por exemplo: Facebook é mais indicado para uma foto e texto com link; já o Instagram privilegia imagens. LinkedIn é mais voltado para profissionais da área e o Tik Tok é o “parque de diversões”. Seu time de marketing saberá analisar como deverá ser sua presença nesses canais e em qual deles você deve estar;
Sabia que 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail? Através de uma boa segmentação você atinge o público certo com a mensagem correta. E mais: além de um bom layout com foto e texto, é possível inserir links para o site, formulários, vídeos e outros materiais de interesse. Tem um custo bem baixo e, se bem configurado, traz ótimos resultados.
A boa notícia é que você não vai precisar de uma super produção hollywoodiana. O importante é ter uma iluminação adequada e principalmente um bom áudio. Nos vídeos é possível explorar bem o caráter educativo como os “DIY” (do it yourself) nos quais você ensina as pessoas a fazerem coisas. Eles têm um ótimo engajamento. Também é possível fazer webinar, que é uma palestra ou bate papo pela rede.
Voltando ao exemplo acima, você pode fazer um vídeo ensinando técnicas de adestramento para cães. Não se esqueça de inserir, no texto, as palavras chave e links.
Tudo bem, é pago, mas isso não quer dizer que não possa fazer parte da estratégia para “fisgar” seu público. Aqui é possível utilizar Google Ads, Face Ads, Instagram Ads e até Displays (banners em sites de conteúdo). Mais uma vez consulte sua equipe de marketing para saber o que e como fazer.
Está precisando de estratégias de Inbound Marketing? A Digital Hack tem a solução certa para o seu negócio. Converse com a gente e saiba o que podemos fazer por você!