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Produção de Conteúdo para Inbound Marketing
Daniela Baptista • August 1, 2022

Vamos falar de Inbound Marketing?

Se você tem mais de 30 anos deve se lembrar de como as propagandas eram antes da Internet. 

Anúncios em revistas, jornais, outdoors e comerciais na TV disputavam a sua atenção com forte apelo comercial: compre, compre e compre!

Essa estratégia, irritava o consumidor que muitas vezes nem prestava atenção ao que estava sendo oferecido.

Felizmente no digital as coisas avançaram muito e agora com as técnicas de Inbound Marketing todos saem ganhando: você e seu cliente.


Mas o que é Inbound Marketing?


Também chamado de “marketing de atração” tem como objetivo atrair o cliente com conteúdo relevante para ele.

Isso que dizer que antes de oferecer ao cliente seu produto, você vai mostrar soluções para suas “dores” (problemas).

Uma das principais diferenças do marketing tradicional, descrito acima, é que no Inbound é o cliente que procura você.

Isso é feito através das estratégias de marketing, nas quais ele vai percorrendo seu funil de vendas que vai da descoberta do seu produto até a compra. Vamos explicar melhor:


O funil de vendas, também chamado de pipeline é dividido em:


  • Aprendizado e descoberta – o cliente encontra você;
  • Reconhecimento do problema – o cliente sabe que tem problemas, mas não tem ideia de como resolvê-lo;
  • Consideração da solução – ele pesquisa possíveis soluções para o problema identificado, tanto da sua empresa quanto a do seu concorrente;
  • Decisão de compra – ele decide comprar de você.


Conheça este processo completo aqui!


Quais as vantagens do Inbound Marketing?


  • Os custos com Inbound custam cerca de 61% a menos por lead se comparado ao Outbound;
  • Alcance do público certo! Pesquisas da Content Trends mostram que com o Inbound seu conteúdo chega até 4 x mais aos consumidores;
  • A mesma pesquisa mostrou que esta estratégia também gera 3x mais leads para quem a usa;
  • O cliente sente mais confiança no seu produto e empresa;
  • Você consegue estreitar seu relacionamento com o cliente de forma agradável para ele;
  • O Inbound tem maior poder de convencimento do que as técnicas tradicionais;
  • É possível mensurar dados facilmente.


E como fazer Inbound Marketing?


Antes de começar a produção de conteúdo, seu time de marketing vai analisar seu negócio, produto, necessidades, público e outras variáveis.

Isso vai criar uma estratégia assertiva para gerar mais leads com orçamento bem otimizado.

O próximo passo é definir a mensagem e por quais meios ela será transmitida, ou seja, onde seu público irá te encontrar.


Os principais formatos são:


Blog

É uma das principais ferramentas do Marketing de Conteúdo. Através dele, são usadas suas palavras-chave e utilizadas técnicas de SEO para seu produto ser encontrando facilmente pelo motor de buscas do Google.

Seu blog deve trazer conteúdos relevantes para seu público de forma clara, que gerem interesse e que o ajude a resolver suas dores.

Exemplo: se você tem um pet shop, um ótimo blog post seria: “Cinco dicas infalíveis para educar seu cão”;


eBook para Inbound Marketing

Como o nome diz é um livro virtual, mais completo do que o blog, que vai trazer conteúdo relevante e de qualidade para o público. É ótimo para geração de leads pois, para baixá-lo o visitante tem que preencher um formulário com nome e e-mail, no mínimo.

Aqui o interessante é que ele tenha um ótimo layout com infográficos, tabelas, fotos, ou seja, tem que ser dinâmico;


Redes sociais:

De acordo com o Monitor Mercantil, mais de 4,2 bilhões de pessoas utilizam as redes sociais pelo mundo e só no Brasil esse número é de 150 milhões de usuários. Isso já justifica sua presença nesses canais. Importante destacar que cada rede social tem características próprias. Por exemplo: Facebook é mais indicado para uma foto e texto com link; já o Instagram privilegia imagens. LinkedIn é mais voltado para profissionais da área e o Tik Tok é o “parque de diversões”. Seu time de marketing saberá analisar como deverá ser sua presença nesses canais e em qual deles você deve estar;


E-mail marketing para Inbound Marketing: 


Sabia que 58,7% dos clientes já fizeram uma compra devido a um e-mail? Através de uma boa segmentação você atinge o público certo com a mensagem correta. E mais: além de um bom layout com foto e texto, é possível inserir links para o site, formulários, vídeos e outros materiais de interesse. Tem um custo bem baixo e, se bem configurado, traz ótimos resultados.


Vídeos:


A boa notícia é que você não vai precisar de uma super produção hollywoodiana. O importante é ter uma iluminação adequada e principalmente um bom áudio. Nos vídeos é possível explorar bem o caráter educativo como os “DIY” (do it yourself) nos quais você ensina as pessoas a fazerem coisas. Eles têm um ótimo engajamento. Também é possível fazer webinar, que é uma palestra ou bate papo pela rede.

 Voltando ao exemplo acima, você pode fazer um vídeo ensinando técnicas de adestramento para cães. Não se esqueça de inserir, no texto, as palavras chave e links.


Links Patrocinados para Inbound Marketing:


Tudo bem, é pago, mas isso não quer dizer que não possa fazer parte da estratégia para “fisgar” seu público. Aqui é possível utilizar Google Ads, Face Ads, Instagram Ads e até Displays (banners em sites de conteúdo). Mais uma vez consulte sua equipe de marketing para saber o que e como fazer.


Mais dicas


  • Jamais comece uma estratégia de Inbound Marketing sem um planejamento;
  • Entenda que esta estratégia faz parte de um conjunto maior de ações de Marketing de Conteúdo;
  • Defina e saiba bem quem é o seu público alvo;
  • Depois de conquistar o lead, não deixe de nutri-lo, ou seja, continue enviando conteúdo de qualidade a ele;


Está precisando de estratégias de Inbound Marketing? A Digital Hack tem a solução certa para o seu negócio. Converse com a gente e saiba o que podemos fazer por você!


Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
Imagine um mundo digital que existe ao lado do nosso mundo real. Um lugar onde você pode entrar usando óculos especiais ou outros dispositivos, e onde você tem um personagem, chamado avatar, que te representa. Esse lugar é o Metaverso. Ele não é um único jogo ou site, mas sim uma rede de vários mundos virtuais conectados, como se fossem diferentes bairros de uma mesma cidade digital. Cada "bairro" tem suas próprias regras, experiências e até mesmo sua própria "economia". Características-chave do Metaverso: O Que o Torna Especial? Imersão: Sentindo-se Lá Dentro: A imersão é como "entrar de cabeça" no mundo virtual. Usando óculos de realidade virtual (VR), por exemplo, você se sente como se estivesse realmente dentro daquele ambiente. Interatividade: Fazendo Coisas no Mundo Virtual: No Metaverso, você não é apenas um espectador. Você pode interagir com o ambiente, com objetos e com outras pessoas que também estão lá dentro, representadas por seus avatares. Persistência: O Mundo Continua Mesmo Sem Você: Diferente de um jogo que acaba quando você desliga o computador, o Metaverso continua existindo mesmo quando você sai. As mudanças que você fez e as coisas que aconteceram lá permanecem. Interoperabilidade: Levando Suas Coisas de um Lugar para Outro (Ainda em Desenvolvimento): A ideia é que, no futuro, você possa levar seus itens digitais, como roupas para seu avatar ou outros objetos, de um mundo virtual para outro, como se estivesse trocando de roupa ou levando um brinquedo para a casa de um amigo. Essa característica ainda está em desenvolvimento. Descentralização: Mais Controle Para os Usuários (Em Alguns Casos): Algumas plataformas do Metaverso usam uma tecnologia chamada blockchain, a mesma usada para criar criptomoedas. Isso dá aos usuários mais controle sobre seus dados e sobre os itens digitais que eles possuem.
Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
Descubra como o Marketing Conversacional com Chatbots Inteligentes pode transformar o atendimento ao cliente, impulsionar vendas e melhorar a experiência do usuário. Aprenda estratégias e tendências para implementar essa poderosa ferramenta. O que é Marketing Conversacional? Marketing Conversacional é a estratégia que utiliza diálogos em tempo real para engajar clientes, impulsionando vendas e aprimorando a experiência. Diferentemente do marketing tradicional, que foca na transmissão unilateral de mensagens, o marketing conversacional prioriza a interação bidirecional, permitindo que as empresas se conectem com seus clientes em um nível mais pessoal e significativo. A Evolução do Atendimento ao Cliente e o Surgimento do Marketing Conversacional O comportamento do consumidor mudou drasticamente com a ascensão da internet e, principalmente, dos aplicativos de mensagens. As pessoas esperam respostas rápidas e soluções eficientes para seus problemas, a qualquer hora do dia. O Marketing Conversacional surge como uma resposta a essa demanda, aproveitando os avanços da Inteligência Artificial (IA) para oferecer um atendimento mais ágil, personalizado e escalável. Canais do Marketing Conversacional O Marketing Conversacional se manifesta em diversos canais, cada um com suas particularidades: Chatbots em Websites: Presentes em websites, os chatbots oferecem suporte instantâneo, respondem a perguntas frequentes e auxiliam na navegação. Chatbots em Aplicativos de Mensagens (WhatsApp, Messenger, etc.): Aproveitam a popularidade desses aplicativos para se conectar com os clientes em um ambiente familiar. Chat ao Vivo em Websites: Diferentemente dos chatbots, o chat ao vivo conecta o cliente diretamente com um atendente humano. Assistentes Virtuais (Siri, Google Assistente, Alexa): A otimização para busca por voz e a criação de ações para assistentes virtuais também fazem parte do Marketing Conversacional.
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