Você já ouviu falar em “automação de marketing”? E sabe como funciona?
Muita gente acha que automação é só o envio de e-mail marketing, mas essa estratégia vai muito além disso.
Entre as tarefas da automação estão: nutrição de leads, qualificação, relacionamento com o cliente, agendamento de posts, palavras-chave, relatórios, chatbots e muitas outras.
Isso significa que sua equipe terá mais tempo para realizar tarefas que requerem pensamento estratégico a partir dos resultados e, consequentemente, gerar aumento das vendas.
Tudo isso é feito em conjunto com o Inbound Marketing, que é a produção de conteúdos específicos para atrair seus clientes para o funil de vendas.
Se você ainda não está convencido, saiba que a quantidade de leads aumenta em cerca de 80% para quem usa automação, segundo dados da Softwarepath
Além disso, ainda segundo a pesquisa, além do aumento de conversões, também há um grande número de leads qualificados que vêm através deste processo.
O ideal é consultar uma agência ou profissionais especializados em marketing digital.
Eles vão mapear seu negócio e implementar as ferramentas e estratégias necessárias para que você gere mais leads qualificados e aumente suas vendas.
Além disso eles vão se basear nos dados dos relatórios gerados por estas ferramentas para traçar o melhor plano de ação para o seu negócio.
De forma geral podemos chamar a ferramenta de automação de marketing de SaaS (Software as Service).
Essa ferramenta possibilita a integração de todo o processo de vendas, desde a obtenção de leads, passando pela qualificação, análises e métricas. Ou seja, é imprescindível para a implantação do processo.
Mas atenção: não adianta implementar um ótimo serviço de automação se você não ficar atento às informações que ele está te trazendo.
É nessa hora que entra a experiência dos profissionais que, com base nos dados, vão definir as estratégias e, se necessário, redefinir os planos de ação.
É um dos principais serviços da automação de marketing. Ele faz com que o seu lead tenha uma cadência, ou seja, percorra um caminho que o leve de um ponto ao outro da sua estratégia.
É como um “guia” que vai cuidar do seu potencial cliente desde a entrada na empresa até a venda e pós-venda.
Vamos a um exemplo: você tem uma loja de móveis e seu futuro cliente baixa um eBook com o título “Cinco maneiras de decorar espaços pequenos”.
Para isso ele preenche um formulário com nome e-mail e telefone. Ao fazer isso entra em um “fluxo de nutrição”, ou seja, vai começar o “tour virtual” pela sua empresa.
Seguindo exemplo acima, dentro deste fluxo, assim que baixa o eBook ele recebe um e-mail de agradecimento com um pequeno texto.
Uma semana depois, ele recebeu outro e-mail, desta vez com móveis ideais para apartamentos. Aí entra uma lista com fotos e links para seus produtos.
Note que nessa fase você já está estreitando seus laços com seu futuro cliente.
Caso esse cliente não abra o e-mail, ele pode ser direcionado para outro fluxo, que, após um tempo maior, um mês, mais ou menos, envia um outro e-mail, bem simpático, com outro conteúdo que pode ajudá-lo a resolver uma dor.
O objetivo é fazer com que ele entre no fluxo até concluir a compra. Isso também inclui envio de mensagens para quem deixou o carrinho abandonado.
E lembre-se de que para cada estágio de funil de vendas a comunicação deve ser personalizada. Clientes no fundo do funil já podem receber mensagens com promoções, isso porque já passaram por todo o processo de nutrição.
Agora que você já gerou vários leads e está muito feliz, é hora de usar a automação para qualificá-los!
Sabemos que existem leads em diferentes estágios que podem ser divididos em:
Isso vai ajudar muito sua equipe de vendedores que irão entrar em contato com os leads “quentes”, aqueles que realmente estão interessados em fazer a compra.
Assim você economiza o tempo da equipe e os recursos da empresa como tempo de trabalho, custos com telefone, entre outros.
Agora sim, chegamos na parte mais conhecida. Muita gente acha que o e-mail “morreu” ou que não deve ser mais usado, mas ele traz ótimos resultados quando bem utilizado.
Com o e-mail marketing automatizado você pode enviar mensagens de agradecimento a cada conversão, mandar promoções para bases segmentadas e fazer remarketing, que é gerar conteúdo para uma pessoa que já demonstrou interesse em seu produto.
No momento em que as ferramentas captam os leads, eles estão todos misturados.
Quando você faz a segmentação baseado nas preferências dos seus clientes a chance de impactá-los com a mensagem certa é bem maior.
Essa segmentação pode ser feita por dados como: estágio de funil, se já é cliente, localização, faixa etária, classe social, entre outros.
Com a ferramenta “Lead Tracking” é possível saber todo o caminho percorrido pelo seu cliente dentro do seu site.
Nesse caso a automação gera um código para cada cliente que, à medida em que vai gerando ações dentro do site, faz uma pontuação chamada de “Lead Scoring”.
Quanto maior a pontuação, maior será a possibilidade de o cliente fazer a compra.
É uma das etapas mais importantes da automação de marketing. Os números vão te mostrar dados sobre seu funil de vendas como taxas de conversão, conteúdos mais acessados, vendas e outros.
Assim é possível definir e até redefinir suas estratégias, apostando mais no que está funcionando e reconfigurar os pontos fracos.
Como vimos acima são vários, mas podemos resumi-los em:
1 – RD Station Marketing: criada pela Resultados Digitais é uma das “queridinhas” dos profissionais de marketing. É paga e bem completa com integração no próprio CRM;
2 – HubSpot Marketing Hub: é uma das ferramentas mais usadas da América Latina. Oferece várias ferramentas de automações de marketing entre elas chat, dashboard, listas de segmentação, testes A/B, entre outras;
3 – ActiveCampaign: baseada em Chicago (EUA) oferece uma plataforma completa de automação de marketing e vendas. É paga, mas é possível fazer um teste gratuito;
4 – Mautic: é mais indicada para quem tem conhecimento em programação, pois é baseada em Open Source (código aberto). Além de campanhas de automação oferece criação de Landing Pages;
5 – Marketo Engage: tem integrações com serviços da Adobe como o Experience Cloud, Analytics e Audience Manager. É bem robusta e indicada para grandes empresas.
Gostou deste conteúdo? Se estiver interessado em automação de marketing, vem falar com a gente!
Somos especialistas e podemos te ajudar a implementar as melhoras ferramentas de automação para o seu negócio!