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Automação de Marketing: o que é e quais são os benefícios
Daniela Baptista • August 1, 2022

Você já ouviu falar em “automação de marketing”? E sabe como funciona?

Muita gente acha que automação é só o envio de e-mail marketing, mas essa estratégia vai muito além disso.

Entre as tarefas da automação estão: nutrição de leads, qualificação, relacionamento com o cliente, agendamento de posts, palavras-chave, relatórios, chatbots e muitas outras.

Isso significa que sua equipe terá mais tempo para realizar tarefas que requerem pensamento estratégico a partir dos resultados e, consequentemente, gerar aumento das vendas.

Tudo isso é feito em conjunto com o Inbound Marketing, que é a produção de conteúdos específicos para atrair seus clientes para o funil de vendas.

Se você ainda não está convencido, saiba que a quantidade de leads aumenta em cerca de 80% para quem usa automação, segundo dados da Softwarepath

Além disso, ainda segundo a pesquisa, além do aumento de conversões, também há um grande número de leads qualificados que vêm através deste processo.


E como fazer uma automação de marketing?


O ideal é consultar uma agência ou profissionais especializados em marketing digital.

Eles vão mapear seu negócio e implementar as ferramentas e estratégias necessárias para que você gere mais leads qualificados e aumente suas vendas.

Além disso eles vão se basear nos dados dos relatórios gerados por estas ferramentas para traçar o melhor plano de ação para o seu negócio.

 

Quais as principais ferramentas de automação de marketing?


De forma geral podemos chamar a ferramenta de automação de marketing de SaaS (Software as Service).

Essa ferramenta possibilita a integração de todo o processo de vendas, desde a obtenção de leads, passando pela qualificação, análises e métricas. Ou seja, é imprescindível para a implantação do processo.

Mas atenção: não adianta implementar um ótimo serviço de automação se você não ficar atento às informações que ele está te trazendo.

É nessa hora que entra a experiência dos profissionais que, com base nos dados, vão definir as estratégias e, se necessário, redefinir os planos de ação.


E o que a automação pode fazer pelo meu negócio?


1 – Fluxo de automação:

É um dos principais serviços da automação de marketing. Ele faz com que o seu lead tenha uma cadência, ou seja, percorra um caminho que o leve de um ponto ao outro da sua estratégia.

É como um “guia” que vai cuidar do seu potencial cliente desde a entrada na empresa até a venda e pós-venda.

Vamos a um exemplo: você tem uma loja de móveis e seu futuro cliente baixa um eBook com o título “Cinco maneiras de decorar espaços pequenos”.

Para isso ele preenche um formulário com nome e-mail e telefone. Ao fazer isso entra em um “fluxo de nutrição”, ou seja, vai começar o “tour virtual” pela sua empresa.

Seguindo exemplo acima, dentro deste fluxo, assim que baixa o eBook ele recebe um e-mail de agradecimento com um pequeno texto.

Uma semana depois, ele recebeu outro e-mail, desta vez com móveis ideais para apartamentos. Aí entra uma lista com fotos e links para seus produtos.

Note que nessa fase você já está estreitando seus laços com seu futuro cliente.

Caso esse cliente não abra o e-mail, ele pode ser direcionado para outro fluxo, que, após um tempo maior, um mês, mais ou menos, envia um outro e-mail, bem simpático, com outro conteúdo que pode ajudá-lo a resolver uma dor.

O objetivo é fazer com que ele entre no fluxo até concluir a compra. Isso também inclui envio de mensagens para quem deixou o carrinho abandonado.

E lembre-se de que para cada estágio de funil de vendas a comunicação deve ser personalizada. Clientes no fundo do funil já podem receber mensagens com promoções, isso porque já passaram por todo o processo de nutrição.


2 – Qualificação de leads


Agora que você já gerou vários leads e está muito feliz, é hora de usar a automação para qualificá-los!

Sabemos que existem leads em diferentes estágios que podem ser divididos em:

  • Interessados;
  • Oportunidades;
  • Clientes

Isso vai ajudar muito sua equipe de vendedores que irão entrar em contato com os leads “quentes”, aqueles que realmente estão interessados em fazer a compra.

Assim você economiza o tempo da equipe e os recursos da empresa como tempo de trabalho, custos com telefone, entre outros.


3 – E-mail marketing


Agora sim, chegamos na parte mais conhecida. Muita gente acha que o e-mail “morreu” ou que não deve ser mais usado, mas ele traz ótimos resultados quando bem utilizado.

Com o e-mail marketing automatizado você pode enviar mensagens de agradecimento a cada conversão, mandar promoções para bases segmentadas e fazer remarketing, que é gerar conteúdo para uma pessoa que já demonstrou interesse em seu produto.


4 – Segmentação de base


No momento em que as ferramentas captam os leads, eles estão todos misturados.

Quando você faz a segmentação baseado nas preferências dos seus clientes a chance de impactá-los com a mensagem certa é bem maior.

Essa segmentação pode ser feita por dados como: estágio de funil, se já é cliente, localização, faixa etária, classe social, entre outros.


5 – Monitoramento de leads


Com a ferramenta “Lead Tracking” é possível saber todo o caminho percorrido pelo seu cliente dentro do seu site.

Nesse caso a automação gera um código para cada cliente que, à medida em que vai gerando ações dentro do site, faz uma pontuação chamada de “Lead Scoring”.

Quanto maior a pontuação, maior será a possibilidade de o cliente fazer a compra.


6 – Relatórios


É uma das etapas mais importantes da automação de marketing. Os números vão te mostrar dados sobre seu funil de vendas como taxas de conversão, conteúdos mais acessados, vendas e outros.

Assim é possível definir e até redefinir suas estratégias, apostando mais no que está funcionando e reconfigurar os pontos fracos.


E quais os benefícios da automação de marketing?


Como vimos acima são vários, mas podemos resumi-los em:

  • Sua equipe ganha tempo para se preocupar e trabalhar no que realmente importa, deixando o trabalho “braçal” para as máquinas;
  • É possível nutrir os leads conquistados para que eles estreitem os laços com a sua empresa e cheguem, com segurança, até o fechamento da compra;
  • Você consegue leads mais qualificados, o que aumenta muito as chances de vendas;
  • Através de uma comunicação personalizada seus clientes se tornam mais fiéis com um nível de confiança maior em seu produto;
  • Você pode integrar diversos tipos de ferramentas como CRM e WhatsApp que vão facilitar a comunicação com o cliente.


Quais as principais ferramentas de automação de marketing?


1 – RD Station Marketing: criada pela Resultados Digitais é uma das “queridinhas” dos profissionais de marketing. É paga e bem completa com integração no próprio CRM;


2 – HubSpot Marketing Hub: é uma das ferramentas mais usadas da América Latina. Oferece várias ferramentas de automações de marketing entre elas chat, dashboard, listas de segmentação, testes A/B, entre outras;


3 – ActiveCampaign: baseada em Chicago (EUA) oferece uma plataforma completa de automação de marketing e vendas. É paga, mas é possível fazer um teste gratuito;



4 – Mautic: é mais indicada para quem tem conhecimento em programação, pois é baseada em Open Source (código aberto). Além de campanhas de automação oferece criação de Landing Pages;


5 – Marketo Engage: tem integrações com serviços da Adobe como o Experience Cloud, Analytics e Audience Manager. É bem robusta e indicada para grandes empresas.

Gostou deste conteúdo? Se estiver interessado em automação de marketing, vem falar com a gente!


Somos especialistas e podemos te ajudar a implementar as melhoras ferramentas de automação para o seu negócio!

Por Malu Bronzatto 14 de fevereiro de 2025
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Descubra como o Marketing Conversacional com Chatbots Inteligentes pode transformar o atendimento ao cliente, impulsionar vendas e melhorar a experiência do usuário. Aprenda estratégias e tendências para implementar essa poderosa ferramenta. O que é Marketing Conversacional? Marketing Conversacional é a estratégia que utiliza diálogos em tempo real para engajar clientes, impulsionando vendas e aprimorando a experiência. Diferentemente do marketing tradicional, que foca na transmissão unilateral de mensagens, o marketing conversacional prioriza a interação bidirecional, permitindo que as empresas se conectem com seus clientes em um nível mais pessoal e significativo. A Evolução do Atendimento ao Cliente e o Surgimento do Marketing Conversacional O comportamento do consumidor mudou drasticamente com a ascensão da internet e, principalmente, dos aplicativos de mensagens. As pessoas esperam respostas rápidas e soluções eficientes para seus problemas, a qualquer hora do dia. O Marketing Conversacional surge como uma resposta a essa demanda, aproveitando os avanços da Inteligência Artificial (IA) para oferecer um atendimento mais ágil, personalizado e escalável. Canais do Marketing Conversacional O Marketing Conversacional se manifesta em diversos canais, cada um com suas particularidades: Chatbots em Websites: Presentes em websites, os chatbots oferecem suporte instantâneo, respondem a perguntas frequentes e auxiliam na navegação. Chatbots em Aplicativos de Mensagens (WhatsApp, Messenger, etc.): Aproveitam a popularidade desses aplicativos para se conectar com os clientes em um ambiente familiar. Chat ao Vivo em Websites: Diferentemente dos chatbots, o chat ao vivo conecta o cliente diretamente com um atendente humano. Assistentes Virtuais (Siri, Google Assistente, Alexa): A otimização para busca por voz e a criação de ações para assistentes virtuais também fazem parte do Marketing Conversacional.
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