Muitas pessoas se esquecem de fazer o pós-vendas do e-commerce. Geralmente depois que a primeira venda é feita seu cliente e fica “por isso mesmo
Se no seu negócio o ciclo de vendas termina com a entrega do produto, está na hora de reavaliar os seus conceitos.
Investir em estratégias de pós-venda para ter um e-commerce mais rentável.
Então, confira as dicas que separamos para que você neste artigo.
Boa leitura!
Tão importante quanto captar um cliente, é fazer o pós-vendas do seu e-commerce para reter e fidelizar aqueles que conhecem, gostam e levam o nome da sua marca adiante.
Do ponto de vista estratégico, um bom pós venda é fundamental para diminuir o custo de aquisição por cliente (CAC).
Isso porque é muito mais barato manter um cliente antigo em sua base e incentivá-lo a recomprar do que conquistar um novo lead e transformá-lo em um novo cliente.
Quer saber mais sobre como um bom pós-venda pode ajudar no seu negócio?
Portanto continue com a leitura do material que preparamos para você com dicas de pós-venda e como ele pode influenciar e beneficiar o seu negócio.
Normalmente, as empresas não têm o costume de investir em um bom pós-venda com o medo de entrar em contato com o cliente e ele cancelar o serviço ou devolver o produto que acabou de adquirir.
Dessa forma, esteja preparado para ouvir reclamações. Caso isso aconteça, ouça com calma, pois ocasiões como essas são oportunidades de grande aprendizado.
Isso porque o pós-vendas também serve como uma pesquisa de satisfação, auxiliando na avaliação para mensuração do engajamento da sua marca perante os clientes.
Além do mais, lembre-se que são os clientes insatisfeitos os capazes de revelar as falhas do seu negócio, ressaltando o que precisa ser melhorado.
Outros pontos importantes:
Isso porque – quando o cliente sente que é lembrado – ele manterá a sua marca no radar.
A estratégia do e-mail marketing como estratégia de relacionamento pode ser uma ótima opção.
Isso desde que seja respeitado o interesse do cliente junto a sua marca, de acordo com os produtos e serviços relacionados à sua primeira compra.
Conforme já citamos, oferecer seus produtos para quem já comprou em sua loja é uma excelente estratégia para diminuir o seu custo para a aquisição de clientes.
Ofereça para o seu cliente, através do remarketing, opções de produtos similares ou complementares ao que ele já adquiriu no seu e-commerce.
Ter um bom gestor de tráfego é fundamental para que esse trabalho seja realizado com sucesso.
O seu consumidor está cada vez mais conectado e em busca de informações que solucionem seus problemas.
Aproveite esta oportunidade para ser mais do que um vendedor, seja um consultor do seu negócio, com dados precisos do produto e seus benefícios.
Por isso, procure conhecer – a fundo – seus itens e serviços, além das novidades e tendências do mercado.
Faça isso compartilhando as melhores formas de uso, dicas e conteúdos que irão fazer a diferença no dia a dia do seu cliente.
Para isso, você pode, por exemplo, investir em um e-mail com notícias relevantes, redes sociais ativas e uma newsletter com artigos relacionados aos interesses do seu público consumidor.
O primeiro passo eficaz para qualquer tipo de estratégia de relacionamento é estudar o perfil do seu cliente.
Desta forma, as informações obtidas na primeira etapa de venda irão direcioná-lo na construção do relacionamento ideal com ele.
Aproveite este primeiro contato para identificar demandas e expectativas, a fim de criar um atendimento personalizado.
Além do mais, não se esqueça que o pós-venda pode incluir ofertas de lançamentos e promoções específicas, antecipando as necessidades do seu cliente.
Imprevistos sempre podem acontecer. Com isso, a empresa precisa assumir a responsabilidade rapidamente e apresentar uma solução.
Por isso, independente de qualquer tipo de solução que seja adotada, é muito importante que todas as equipes estejam integradas.
Isso para oferecer sempre a melhor resposta e posicionamento ao cliente.
Tenha programas de fidelização e recompensa para o cliente no pós vendas
Além de vender bons produtos e possuir um atendimento de qualidade, procure oferecer benefícios aos seus clientes.
Portanto, aproveite para investir em descontos e ofertas especiais em serviços que estejam alinhados com o seu interesse.
Assim, procure utilizar estratégias que façam com que eles queiram continuar comprando de você.
Outra sugestão é criar um clube de vantagens, proporcionando descontos significativos na aquisição de outros produtos e serviços relacionados ao seu negócio.
Importante frisar que o pós-vendas deve fazer parte da sua gestão de relacionamento.
Ele é um fator fundamental para se manter à frente da concorrência e oferecer soluções e produtos cada vez mais alinhados com o perfil do seu cliente, bem como um atendimento personalizado.
Gostou das dicas que trouxemos?
Então, coloque em prática o que você acabou de ler e invista em um pós-venda de qualidade para manter os negócios aquecidos e as vendas em alt