Investir em digital influencers provavelmente deve se passar na mente da maioria dos profissionais e empresários, afinal, não é mais novidade para ninguém que as redes sociais ocupam grande parte do nosso tempo.
Pensando nisso, convidamos você a ver alguns pontos fundamentais antes de “sair bombando na internet”.
Boa leitura!
Por que investir em influencers? Publicações recentes do setor de marketing digital trazem a informação que o brasileiro passa diariamente cerca de 9h conectado na internet e que 45% das pessoas afirmaram já ter comprado algum produto por indicação de suas personalidades favoritas.
No entanto, colocar o marketing de influência na sua estratégia de marketing digital requer certos cuidados para se alcançar bons resultados.
De forma geral, o grande desafio é responder de forma correta qual é o influencer certo para sua empresa e explorar ao máximo seu potencial.
Então, vamos ver como fazer isso com algumas dicas a seguir.
Se sua resposta foi o número de seguidores do influencer, pedimos cuidado, pois o primeiro perigo mora aqui. Número de seguidores é importante, mas nem sempre centenas de milhares de seguidores quer dizer que há engajamento.
O equilíbrio entre a grandeza do número de seguidores e o poder do digital influencer de gerar engajamento e formar a opinião do público é fundamental. Sem engajamento, não há influência!
O público de um influencer é formado de acordo o alinhamento entre o que este posta e faz em relação ao que seu público busca, deseja e pensa.
O seu produto ou serviço que será anunciado, bem como os valores da sua marca, devem estar alinhados com o perfil do influencer e os desejos de seu público.
Além disso, é importante fazer uma leitura das atividades futuras do influencer, principalmente em posições polêmicas.
Não é nada incomum um influencer entrar debates e posições que possam colocar sua marca em uma situação delicada. Procure sempre um influencer que esteja o mais próximo dos valores e posições da sua empresa, pois ele vai ser um porta-voz dela.
Traçar uma estratégia bem amarrada e alinhada é fundamental para sua ação de marketing de influência digital. Não basta só escolher o influencer correto, é fundamental que as ações estejam integradas e estimulem o público a realizar o objetivo que sua empresa deseja.
Por exemplo: Se sua ação tem como objetivo estimular as pessoas a comprarem em seu e-commerce, é fundamental que o Influencer faça a chamada levando as pessoas a acessarem o seu e-commerce.
Além disso, é importante que as postagens contenham pontos de monitoramento para que você possa verificar a efetividade das mesmas. Oferecer, por exemplo, um cupom de desconto específico, é uma boa ideia.
Ao fazer uma ação em redes sociais, muitas vezes, gera um frio na barriga devido à falta de controle sobre a forma como as pessoas vão interagir. Mas este medo não pode ser um impeditivo.
Liberte a criatividade e busque a originalidade. As pessoas desejam mensagens reais e verdadeiras, o que, em muitos casos, pode ser um pouco fora dos limites comuns de um ambiente corporativo.
Por fim, é importante lembrar que publicidade deste tipo é preciso ser informada ao consumidor. O uso da hashtag #Ad ou #Publi é obrigatório, sendo passível de punição pelo Conar quando não utilizada.
O público precisa saber que é uma ação patrocinada e não há nada de mal nisso. É sempre bom lembrar que transparência é fundamental para uma boa reputação na internet.
Estas são algumas dicas e esperamos que elas possam ser úteis para sua estratégia de marketing digital. Caso precise, sua empresa também pode contar com o conhecimento técnico avançado da equipe de profissionais da Digital Hack, basta entrar em contato conosco e solicitar uma avaliação.
Bons negócios!