Impossível falar em negócios hoje em dia sem pensar em marketing digital. Desde que começou a ser implantado, novas metodologias ajudam a aumentar as vendas e alavancar os negócios.
E existem várias. Cada um deve fazer parte de uma estratégia bem pensada. Isso quer dizer que não adianta usar todas as ferramentas ou apenas aquelas que você conhece pensando em vender mais.
O importante,, nesse caso, é definir metas e objetivos e consultar um especialista na área.
Ele vai te ajudar a mapear seu negócio, suas necessidades e propor um plano de ação. E mais: depois de feita a campanha, vai te mostrar os resultados.
Mas você conhece as ferramentas usadas pelo marketing digital e como elas funcionam?
Como são muitas as estratégias de marketing digital, neste post vamos apresentar apenas três para que você possa fazer o uso assertivo de cada uma delas.
É uma das ferramentas mais importantes do marketing digital. Trata-se de uma série de conteúdos usados para atrair o cliente. Entre eles estão blog posts, e-Books, lives, e-mail marketing, formulários entre outros.
Através deles o cliente entra em um funil de vendas que compreende quatro etapas: aprendizado e descoberta, reconhecimento do problema, consideração da solução e decisão de compra.
O “pulo do gato” do Inbound, é oferece conteúdos de qualidade para seu público sem fazer propaganda.
Por exemplo: exemplo: se você trabalha com produtos para emagrecimento, disponibilize, gratuitamente, um eBook com o título “Como emagrecer de forma saudável”.
Para baixar o eBook a pessoa interessada preenche um formulário com nome, e-mail, telefone, entre outras informações. Agora ela é um “lead”, ou seja, alguém com grande potencial de se tornar seu cliente.
Com as técnicas de Inbound você pode fazer uso da sua lista de leads e enviar e-mail marketing com notícias e promoções dos seus produtos.
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Sabe aquele marketing tradicional que você já está acostumado? Anúncios em revistas, panfletos, outdoors, spots de rádio, entre outros?
Esses são alguns exemplos de Outbound marketing. Com a chegada do Inbound Marketing muita gente torceu o nariz para esta estratégia classificando-a como ultrapassada.
Uma das principais razões disso é o custo. De acordo com dados da Demand Metric, o Inbound gera três vezes mais leads e custa cerca de 62% a menos do que o Outbound.
E mais: enquanto o Inbound Marketing é uma estratégia para atrair o cliente de forma passiva, fazendo com que ele tenha benefícios ao entrar em contato com sua marca, o Outbound é feito de forma ativa, ou seja, você impacta o cliente através de uma abordagem mais comercial.
Mas não precisa ser assim. Existem estratégias de Inbound e Outbound que dão ótimos resultados quando usadas em conjunto.
Além disso, quem disse que o Outbound não precisa estar na internet? Ele já está no seu dia a dia, antes dos vídeos do Youtube, nos feeds das redes sociais, podcasts e muito mais.
Isso quer dizer que você pode até usar o Facebook e Google Ads em estratégias de Outbound.
E para você que gosta do marketing tradicional uma boa notícia: entramos na fase Outbound 2.0.
Criado pelo engenheiro Aaron Ross, o Outbound 2.0 é uma estratégia que prioriza a separação dos times de vendas em três categorias:
Esta técnica deu tão certo durante a gestão de Ross no time de vendas da Salesforce (empresa de software norte-americana) que ele escreveu o livro “Receita Previsível” sobre o assunto.
Esta obra é considerada a “Bíblia de vendas” do Vale do Silício.
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Em português, o Marketing Baseado em Contas é a mira a laser no seu cliente certo. Enquanto campanhas de Inbound e Outbound atingem milhares de pessoas esperando atrair leads qualificados, o ABM consegue fazer isso de maneira cirúrgica.
Trata-se de criação de campanhas específicas para seu IPC (Ideal Customer Profile), ou seja, seu cliente ideal.
Essa técnica existe há mais de 15 anos, mas somente agora está sendo cada vez mais usada.
Entretanto a explicação é simples: segundo um estudo da Altera Group, 97% dos entrevistados conseguiram um ROI (Return On Investment ou retorno sobre o investimento) maior do que outras ações de marketing.
E mais: funciona muito bem para clientes B2B que têm um valor de compra alto, o que os leva a fazer várias pesquisas antes da compra.
Conclusão: gostou das estratégias? A gente pode te ajudar a implementar estas e muitas outras para o seu negócio decolar. É só entrar em contato!