Atire o primeiro mouse quem nunca pesquisou na internet antes de fazer uma compra. Até você deve estar nas estatísticas.
De acordo com uma pesquisa feita Math Ads, empresa especializada em gestão de mídias digitais, nove entre cada dez brasileiros entram na rede para saber mais sobre um produto ante de comprá-lo.
E mais: mesmo dentro de uma loja física esse processo acontece, afinal o consumidor quer ter certeza de que está levando o melhor produto pelo menor preço.
Se você tem um
e-commerce deve ter percebido que esse modelo de negócios disparou depois da pandemia afinal, isoladas em casa, as pessoas tiveram que mudar a forma como faziam as compras.
Crescimento e desafios do e-commerce
Veja: em 2020, nos Estados Unidos, as vendas online aumentaram em 32,4% e no Brasil, este número foi de 75%. Os dados são da Mastercard SpendingPulse.
E mais: apenas no primeiro trimestre de 2020, 7 milhões de brasileiros deixaram o medo de lado e compraram pela internet pela primeira vez.
Mas se por um lado o crescimento do e-commerce tem suas vantagens, por outro traz um desafio: como se destacar dos concorrentes?
O aumento exponencial do número de lojas foi acompanhando de inovações tecnológicas que melhoraram muito a
experiência de compra do cliente.
Ou seja: hoje, para ter sucesso não basta ter uma loja online. Ela tem que ser eficiente, confiável e mais: aparecer para o consumidor.
Mas como fazer marketing de conteúdo para meu e-commerce?
É aí que entram as técnicas do marketing de conteúdo. Elas vão funcionar como o “Tinder” do seu e-commerce, ou seja, te aproximar das pessoas que estão querendo comprar o seu produto.
Depois do “match” é com você: tenha uma loja online funcional e com produtos de qualidade!
Apenas para se ter uma ideia da importância desta prática, usar marketing de conteúdo pode aumentar a taxa de conversão (vendas) do seu e-commerce em até seis vezes! Quem afirma é o guru do marketing digital
Neil Patel.
Aqui na Digital Hack já falamos sobre marketing de conteúdo. Funciona da seguinte forma: você cria conteúdos de interesse do seu consumidor que é atraído por ele através de ferramentas de buscas ou anúncios online.
Só que quando se trata de marketing de conteúdo para e-commerce, as estratégias são bem mais específicas.
O passo a passo do marketing de conteúdo para e-commerce
- Defina sua persona
A primeira coisa é saber para quem você quer vender. Chamamos isso de persona. Trata-se de um perfil fictício do seu consumidor ideal. Por exemplo: se você tem um e-commerce de roupas para grávidas, a sua persona pode ser uma mulher entre 20 a 40 anos, com potencial financeiro, que pode morar em qualquer lugar do país no qual você faça entregas e que gosta de estar bem vestida. - Palavras-chave
Depois investigue quais são as principais “dores” ou necessidades desta persona e crie conteúdos específicos com palavras-chave para ela. Exemplos: “grávida”, “gravidez” “moda gestante” e use para textos do tipo: “Como estar bem-vestida durante a gravidez”. “Os tecidos mais confortáveis para usar na gestação” ou ainda “Vestidos que podem ser usados durante e após a gravidez”. Lembre-se de usar as técnicas de SEO (Search Engine Optmization) para ser encontrado pelo Google antes dos seus concorrentes. - Crie conteúdos
Dentro disso você pode criar conteúdos em vários canais. Um dos mais indicados é o blog, pois com ele é possível ranquear suas palavras-chave com mais facilidade. Isso quer dizer que, neste caso, as grávidas vão te encontrar de maneira mais fácil durante uma pesquisa no Google.
Outra vantagem do blog é que ele passa credibilidade para o seu e-commerce. E isso é uma das grandes vantagens das lojas virtuais de sucesso. E mais: com o blog você pode colocar links em outras mídias sociais como Facebook, Twitter ou Instagram com um bom título e redirecionar o cliente para o conteúdo completo. - E-Mail Marketing
Oferecendo materiais de qualidade, você também pode aproveitar para gerar leads, ou seja, informações como nome e e-mail dos potenciais clientes e enviar e-mail marketing para eles. Não se esqueça de sempre colocar um link para seu e-commerce neste material!
Veja também: dicas para vender mais pela Internet
DICAS!
- Ao optar pela criação de conteúdo, tente diversificar um pouco. Além de falar dos seus produtos, identifique assuntos de interesse do seu consumidor.
Se você tem um e-commerce de peças para veículos, crie um blog falando sobre “X dicas para economizar combustível”. Imagine quanta gente você vai atrair com um post destes! - Tenha regularidade nas postagens! Conteúdos novos tendem a chamar mais a atenção dos consumidores. Além disso, atualize sempre os textos antigos.
- Tome muito cuidado ao nomear seus produtos. Veja este caso: apesar da ótima qualidade do e-commerce e do produto, um vendedor de comidas para bebês não conseguia atingir seu público e as vendas eram muito fracas.
Depois de consultar um especialista e mudar a descrição para “papinha para bebês” ele viu suas vendas decolarem. Então pense em como as pessoas procurariam pelo seu produto na internet. - Invista em fotos de boa qualidade que possam ter a opção de zoom para que as pessoas possam ver os detalhes.
- Desnecessário falar que o preço, formas de pagamento e políticas de devolução também devem fazer parte do conteúdo.
- Lembre-se: no Brasil o e-commerce é regulamento pela lei Decreto nº 7.962/2013, então olho nela!
- Atenção para as reviews. Antes de comprar muitas pessoas pesquisam as opiniões de outros consumidores. Esteja atento às avaliações e responda a todas: agradeça as positivas e tente resolver o problema das negativas, sempre de forma clara e polida.
- Tenha um FAQ, frequently-asked questions, espaço em que as perguntas mais frequentes são respondidas, como por exemplo: qual o prazo de entrega? O que faço se o produto vier com defeito?
Gostou? Então entre em
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