Você quer saber como colocar seu site na primeira página do Google, atrair mais clientes e aumentar suas vendas e ticket médio com qualidade? O caminho para alcançar esses objetivos é utilizando o Inbound Marketing
Você já ouviu falar de Inbound Marketing?
Se você está lendo este artigo é porque provavelmente quer dar um “up” nos negócios e fazer sua empresa crescer certo?
Pode ser que você tenha procurado termos como “usar a internet para fazer meu negócio crescer” ou “como aumentar meus lucros nos meios digitais”.
Mas como será que, em meio a tantas páginas da internet, você veio parar justo aqui?
É que você foi atraído pelo Inbound Marketing, chamado assim mesmo de “Marketing de Atração”.
Trata-se de uma série de conteúdos usados para atrair o cliente. Entre eles estão blog posts, e-Books, lives, e-mail marketing, formulários entre outros.
Para ter acesso gratuito a estes materiais o futuro cliente deve fornecer informações como nome, e-mail, telefone, entre outras.
Dessa forma é possível criar um relacionamento e entrar em contato para que ele se torne um cliente.
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Mas até que a compra aconteça, o cliente percorre um caminho ou “funil”, também chamado de jornada de compra.
Essa jornada é feita em quatro etapas. Mas atenção! É importante identificar em qual das etapas de compra o cliente está.
Assim é possível apresentar a ele um conteúdo específico que vai direcioná-lo até a compra do produto.
O funil de vendas, também chamado de pipeline é dividido em:
1 – Aprendizado e descoberta;
2 – Reconhecimento do problema;
3 – Consideração da solução;
4 – Decisão de compra.
Importante destacar que o funil de vendas tem uma relação direta com o funil de Inbound Marketing, sendo que nas fases 1 e 2 o cliente está no topo do funil. A 3 é o meio e a 4 é o fundo do funil.
Fonte: Origem Desconhecida
Quanto mais perto do fundo, mais próximo da compra estará seu cliente.
Pode até ser que um cliente te considere para a compra antes de passar pelas primeiras fases, mas isso é quase uma exceção.
Na maioria das vezes é preciso atraí-lo desde a fase um e fazê-lo percorrer toda a jornada de compra.
Para ficar mais claro, vamos pensar no seguinte cenário:
Persona: um executivo bem-sucedido, na faixa dos 40 anos, casado, com filhos e com pouco tempo para cuidar de si mesmo.
Vamos supor também que você tenha uma loja de piscinas, certo?
Assim a gente vai te mostrar como o cliente passa por todas as etapas até a compra do seu produto.
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É o momento em que o cliente ainda nem sabe que tem uma necessidade ou problema a ser resolvido.
Mas navegando na internet ele vê uma matéria da sua empresa de piscinas com o título “Empresários relaxados produzem mais e melhor”.
Ele sabe que está estressado, mas ainda não têm uma solução para o problema. Então aquilo fica em sua cabeça, como uma pendência a ser resolvida. É o topo do funil.
Agora seu futuro consumidor já tem consciência do problema, ele precisa relaxar. Então começa a pensar em uma solução. “Como um empresário como eu, que têm pouco tempo, pode ter mais qualidade de vida”?
Nessa fase ele começa a pesquisar soluções e encontra várias, como por exemplo: sair com os amigos, praticar exercícios físicos, fazer uma viagem, entre outras.
De repente, ele encontra um teste online com o título: “Qual a melhor forma para relaxar de acordo com seu perfil”. Imediatamente ele faz o teste e descobre a sua solução, ou seja, seu produto: piscinas residenciais! E ainda estamos no topo do funil.
Esta é a fase, meio do funil, em que ele já sabe o que quer: uma piscina em casa para relaxar e passar mais tempo com a família.
Então começa a pesquisar sobre empresas, valores, formas de pagamento e fases da obra.
Só que tem um detalhe: aquele teste que ele fez já o colocou em contato com a sua empresa, fazendo com que ela já saia na frente no páreo. Então a chance de que ele considere a sua loja é muito maior do que a dos seus concorrentes.
Chegamos ao fundo do funil, que é onde nosso empresário entra em contato com seus vendedores para tirar dúvidas e fechar o negócio.
Nessa fase é muito importante que a equipe de vendas esteja completamente alinhada com o marketing. Afinal não é fácil trazer um lead qualificado (cliente convencido a comprar) como este até a loja.
Atenção!
Este é o momento de colocar em prática um plano estratégico bem claro, para que todos da empresa falem a mesma língua.
Por exemplo: se o cliente questionar que em outra loja a piscina é mais barata, todos devem ter o mesmo argumento: “o material da nossa loja é melhor, mais duradouro e de fácil manutenção. Ou seja, no final das contas o custo x benefício compensa”