O ano está apenas começando e, embora ainda estamos passando por períodos meio incertos em função da pandemia, que ainda não acabou, e mudanças no comportamento do consumidor, é preciso levar em consideração o que dizem as pesquisas com as previsões das principais tendências para 2022 em relação ao futuro do e-commerce.
Saia na frente. Para saber mais, continue navegando por este material e tenha uma ótima leitura.
A pandemia da Covid-19 fez acelerar o crescimento do número de consumidores que passaram a comprar pela internet e, de acordo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, em 2022, esse número deve se manter alto, ou seja, 70% desses consumidores continuarão realizando suas compras de forma on-line, o que torna o mercado cada vez mais competitivo.
Por isso, é muito importante estar ligado às principais tendências do setor para se destacar em meio aos seus concorrentes e enxergar oportunidades de crescimento, unindo – desta forma – suas estratégias de vendas ao sistema de e-commerce.
Confira as 10 principais tendências para 2022!
O Omnichannel, basicamente, é um conceito/plataforma que representa a integração de diversos canais de venda e comunicação com um único objetivo: tornar a jornada de compra do cliente o mais personalizada possível. Ou seja, é uma forma de garantir que sua marca esteja realmente presente nos mais variados canais que o seu cliente tem o hábito de acessar.
Além do mais, ao optar pelo conceito omnichannel, é possível oferecer ao cliente um atendimento centralizado. Em outras palavras, não importa se o primeiro contato foi por e-mail e o próximo por meio do chat on-line – não é necessário que ele detalhe tudo novamente, pois o seu histórico fica registrado dentro da plataforma.
Outro ponto interessante também está ligado à logística, que se torna mais eficiente por meio do conceito omnichannel, o qual é capaz de integrar todas as informações relacionadas às trocas, devoluções e controle de estoque.
Compliance fiscal e definição dos preços dos seus produtos também estão entre os benefícios e agilidade proporcionada pelo conceito omnichannel.
Impulsionada pelo Google, outra tendência para 2022 é o Voice Commerce. Desta forma, assistentes de voz como Siri, Alexa ou até mesmo o Assistente do Google, vieram para ficar.
Exemplo disso pode ser conferido nas operações da Natura e Domino’s, que já desenvolveram mecanismos e tecnologias que tornam realidade realizar o processo de compras por mecanismos de voz.
Outra tendência que irá ganhar bastante destaque em 2022 é o recommerce. Mas, afinal, o que é o recommerce?
Bem, o recommerce consiste em colocar um produto de volta ao mercado após ter sido usado por um período ou reformado.
Entre os pontos que o tornam uma forte tendência para este ano estão:
Em um mundo cada vez mais conectado, as pessoas têm vivido seus dias com base no imediatismo. O que também tem refletido na procura por resultados e entregas mais rápidas.
Desta forma, os consumidores focam em lojas e aplicativos que oferecem prazos de entregas cada vez menores, mesmo que isso signifique pagar mais caro para ter o produto em um curto período de tempo.
Sabemos que, enquanto o pagamento não é aprovado, o pedido também não é enviado. E esse imediatismo do cliente receber seu produto em pouco tempo também tem refletido em outra forte tendência: os meios de pagamento instantâneos.
Um grande exemplo disso é o Pix, que promete crescer ainda mais entre as negociações durante esse ano, oferecendo um serviço que é capaz de realizar transferências em poucos instantes da sua para outra conta e está disponível 24 horas por dia e todos os dias da semana.
Dinamizar os próximos é uma excelente estratégia para otimizar a saúde financeira do seu negócio. Isso porque quando a demanda está mais alta, os preços aumentam, como é o caso do Uber, resultando em valores mais atrativos para motoristas, fazendo com que mais profissionais estejam interessados nas corridas, atendendo – dessa forma – toda a demanda.
Ainda nesse assunto, atualmente, é possível fazer uso de plataformas focadas no rastreio desses preços, traçando um perfil de qual tipo de produto/negócio os clientes estariam fazendo ao comprarem determinado produto agora ou em outro momento.
Hoje, mais do que nunca, os consumidores estão interessados em comprar de marcas que estejam alinhadas com os seus ideais, adotando práticas sustentáveis e estimulando o consumo consciente. Por isso, muito mais do que vender um produto, é preciso estar atento ao perfil do seu público-alvo, promovendo ações que causam impacto positivo, engajando os clientes a, cada vez mais, também fazerem parte disso.
O próprio nome já diz: atendimento automatizado. Ou seja, não é necessária a presença de um atendente para conversar com o consumidor. Ao optar por essa tendência, o tempo de resposta para o cliente se torna ainda menor, a fim de garantir uma boa experiência durante toda a jornada de compra.
Entre as opções para automatização do atendimento ao cliente estão os chatbots, permitindo configurar diversas respostas para a interação com o consumidor. O resultado: desafogamento do time de atendimento e aumento na qualidade da condução das demandas.
Tendência em crescimento, a realidade aumentada tem como estratégia usar a tecnologia como uma forma de oferecer uma experiência de compra ainda mais dinâmica. Isso porque, por meio dela, é possível visualizar como será/ficará o produto que está sendo adquirido.
As marcas e empresas que passarem a oferecer produtos e ofertas cada vez mais personalizadas a seus clientes vão se destacar entre as demais. Isso é possível em função da inteligência artificial que, por meio dos algoritmos, conseguem traçar um perfil das preferências e gostos do consumidor, resultando em uma oferta ideal para cada tipo de cliente tendo como base a forma como ele se comporta na própria internet e demais canais.
Gostou das tendências que trouxemos? Quer saber mais sobre elas e como elas podem ajudar no crescimento do seu negócio e ampliação dos resultados da sua empresa? Fale com a Digital Hack. Será um prazer atender você!