Você que trabalha com marketing digital já deve ter ouvido falar das mudanças do Google Analytics, GA4, previstas para acontecer até julho do ano que vem.
Até lá o Google Analytics Universal será totalmente substituído para Google Analytics 4, que já está funcionando e que será a versão padrão da ferramenta.
A boa notícia é que você já pode usar o GA4 a partir de hoje se quiser, e isso é altamente recomendável.
Uma das vantagens é que a nova ferramenta se baseia em Inteligência Artificial (IA) e análise preditiva, ou seja, traz insights sobre o comportamento futuro do consumidor e maior quantidade de dados de forma mais precisa.
Trabalhar com o GA faz toda a diferença para campanhas de marketing. Afinal, esta ferramenta monitora, com bastante eficiência, seus dados online para que com base neles, você trace estratégias consistentes.
O GA é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais usada no mundo. Ela também pode ser integrada com outras ferramentas do próprio Google como o Ads (para anúncios) e o Search Console (para otimizar seu site).
O GA4 (4ª versão da ferramenta) veio para se adaptar às necessidades do mercado de marketing digital que está em constante evolução.
Uma das principais mudanças está no fim dos cookies, ou seja, da era cookieless.
Os cookies fazem com que o cache do seu navegador salve imagens, logos e outros itens de visualização. E mais: também podem rastrear e identificar informações sobre quem está acessando a página como senhas e acessos de e-mail. Alguns cookies podem até salvar páginas e produtos visualizados.
Os cookies funcionam através de códigos que são anexados ao navegador de uma pessoa. Importante lembrar que existem vários tipos de cookies de acordo com o nível de informações que ele capta. Alguns são quase inofensivos.
O problema é que sem os cookies as agências de marketing vão perder dados valiosos sobre o comportamento dos usuários. Elas terão que encontrar outras formas de captação e conversão de leads.
Saiba mais sobre o que muda com “a era cookieless” aqui!
Outra mudança, mais visível é a interface e a forma como o GA4 vai captar os dados e fornecer os relatórios. Veja:
Diferentemente do GA Universal, que coletava dados todas as vezes que o site carregava, o GA4 vai fazer isso em forma de eventos. Isso quer dizer que os dados serão coletados todas as vezes que um usuário executar alguma função no site como rolar a página, der um clique, ver um blog ou realizar uma pesquisa no site. Imagina a quantidade de dados que isso vai gerar!
Se você está acostumado com o GA Universal poderá ter um pouco de dificuldades com a nova versão da ferramenta.
Lembra que no Universal bastava apenas copiar e colar o código no site? Ou então inserir as tags de pageview?
No GA4 será preciso configurar os eventos pelo padrão da ferramenta. Então antes de sair instalando a nova ferramenta em todo o site, verifique de quais metas você realmente precisa.
Além do site, o GA4 também permite o monitoramento de apps para IOS e Android. Mas atenção! Para isso é preciso instalar uma ferramenta chamada “Firebase”, específica para mensuração de dados para aplicativos.
E antes o que era separado em conta, propriedade e vista agora será visualizado como conta, propriedade e fluxo de dados. Para criar visões basta utilizar o Google Data Studio!
Esta é a melhor parte! Com o GA4. Veja quais são elas:
Em junho de 2023 essas contas vão parar de gerar dados. Quanto ao histórico o Google ainda não informou se ele será apagado ou se poderá ser consultado.
Então, se você ainda não tem o GA4, corre que ainda dá tempo!
Nós da Digital Hack podemos ajudá-lo nesta e em outras tarefas! Vem bater um papo com a gente!