O Dia dos Pais em 2021 trouxe números muito expressivos para o e-commerce, mesmo diante de um cenário de pandemia, o qual ainda estamos enfrentando, a data movimentou 6,6 ,mi de consumidores.
Boa leitura!
Antes de falar do Dia dos Pais, é preciso lembrar que ainda estamos vivendo reflexos da pandemia, afinal, ela ainda não acabou.
E isso pode ser sentido com mais força quando voltamos os nossos olhos para o setor econômico, principalmente ao falarmos de e-commerce.
Contudo, quando comparamos o faturamento do comércio de 2021 com o mesmo período do ano anterior, sentimos um pequeno recuo nos números, isso se deve ao fato das medidas restritivas terem passado por recente afrouxamento Entretanto, mesmo com um leve recuo, o faturamento não parou de crescer.
Exemplo disso são as vendas dos Dia dos Pais, em que os números de 2021 superaram todos os outros anos, assim como o Dia dos Namorados, Dia das Mães e até mesmo a Black Friday.
Mas, muito mais do que crescimento no faturamento, o comércio eletrônico trouxe oportunidades de melhores negócios, as quais contribuíram para o fomento de novas ferramentas, como o PIX, que, segundo dados do Banco Central, ultrapassa em transações as movimentações de DOCS e TEDS dos bancos.
Mais uma vez, mesmo diante de um cenário pandêmico, somente no primeiro semestre do ano e-commerce registrou uma alta de 21% no seu faturamento total, se comparado ao mesmo período de 2020, em que as vendas on-line ultrapassaram o montante de R$ 74 bilhões. Em outras palavras, foram aproximadamente 164 milhões de pedidos durante os primeiros seis meses do ano.
Tal crescimento é endossado e reforçado pelas vendas on-line referentes ao Dia dos Pais, que atingiu 13,9 milhões de compras no período de 24 de julho a 7 de agosto, em que o desempenho positivo surpreendeu, pois o ticket médio chegou a R$ 449, ou seja, um crescimento de 11,2%. Já o preço médio gasto nos produtos foi de R$ 163,60, aumento de 24%.
Média do carrinho de compra
FATURAMENTO
R$6,2 bilhões
TICKET MÉDIO
R$449,28
PREÇO MÉDIO
R$163,60
Em 2021, vimos o número de consumidores on-line sofrer um breve recuo – 5,1% – em relação a 2020, muito em função da abertura das lojas. No entanto, se compararmos os números com 2019, temos um aumento de 94%, o qual consolida de forma unânime a força do e-commerce no Brasil.
Mas os números não param por aí. Outro dado importante é que, nesse Dia dos Pais, a participação feminina também cresceu, chegando a 51,4% do faturamento das vendas e 59% dos pedidos.
Além disso, o volume de compras on-line está mais concentrado em 3 regiões do País, sendo: o Sudeste com 61,7%; Nordeste com 15,9% e Sul com 14,4%.
Já entre os itens mais comprados estão os de moda e acessórios, os quais foram responsáveis por 21% do total de pedidos. Em seguida aparece o setor de Beleza, Perfumaria e Saúde, com 16, 2%, acompanhado por Artigos para Casa com 10,6%.
Em 2021 os games e eletrônicos também mantiverem seus espaços. Com um ticket médio de mais de R$ 600 – a categoria Entretenimento ocupou o primeiro lugar em faturamento.
Entre os meios de pagamentos, o cartão de crédito ainda liderou os números, com 79%, seguido do boleto bancário com 9%, PIX com 2% e outras formas de pagamento em 10%.
Vale ressaltar também que dentre o volume de pedido, 50,3% chegaram por meio de frete grátis e que o valor total de fraudes evitadas foi de R$ 147,5 milhões, ou seja, 122% maior que em 2020.
O Dia dos Pais também confirmou um fator muito importante: o investimento dos usuários na praticidade do marketplace, em que o faturamento atingiu um crescimento de 16 pontos percentuais quando comparado ao mesmo período de 2020. Ou seja, com 13,9 milhões de compras on-line e R$ 6,2 bilhões de faturamento no primeiro semestre deste ano, o marketplace surge como elixir, proporcionando vida longa ao e-commerce.
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