Ética é um pilar importante para a construção da confiança e inclui aspectos que são reforçados, principalmente, por meio do relacionamento como integridade e propósito.
E, em momentos desafiadores, ética e relacionamento são ainda mais latentes nas relações entre as empresas e seus stakeholders. Confira neste artigo os desafios ligados ao Customer Success e Ética.
Boa leitura!
Mas como construir um relacionamento próximo e com propósito claros quando o distanciamento social é protocolo de prevenção a ser aplicado ou em um negócio digital que já vivenciava o distanciamento físico de certa forma?
Certamente a resposta não é simples e demanda de uma estratégia de negócio pautada nas dores e necessidades reais de seus clientes e consumidores. Entender a persona que você busca no mercado é o primeiro passo neste processo.
Nenhum relacionamento será verdadeiro e consistente sem conhecer bem as partes envolvidas e isso pode levar tempo. Tudo depende do quanto você compreende do mercado em que seu negócio em que está inserido e da capacidade de entender as dores reais que sua persona vivencia. Aqui neste link você confere um pouco mais sobre os conceitos de personas, ICP e público alvo.
Uma das áreas que desponta no mercado justamente por vivenciar o foco no cliente de forma 100% genuína é a área de Customer Success (Sucesso do Cliente), uma estratégia que originalmente surgiu de empresas de Software como Serviço (SaaS em inglês), que a época buscavam garantir que seus clientes tivessem boas experiências e atingissem bons resultados ao utilizarem os produtos ou serviços ofertados por elas.
Os principais pilares e competências da área de Customer Success são: empatia, pensamento analítico, bom relacionamento interpessoal, proatividade e ter atenção às mudanças no mercado.
Neste mundo VUCA e extremamente volátil em que vivemos, criar uma estratégia de relacionamento, seja para empresas digitais e não digitais, é fundamental para a sobrevivência das empresas.
E você? Como tem cuidado do relacionamento com os seus stakeholders?