Atualmente, se você trabalha com vendas e ainda não possui uma loja virtual, certamente está na hora de rever os seus conceitos sobre negócios. Isso porque – principalmente em relação à pandemia da Covid-19 que estamos vivenciando – as empresas aceleraram, e muito, seus investimentos no e-commerce como forma de se manterem rentáveis, além de conquistar uma nova fatia do mercado consumidor.
Quer saber mais sobre como criar o seu próprio e-commerce e contribuir com o faturamento do seu negócio? Continue com a leitura do artigo abaixo, confira as dicas que preparamos para você e boas vendas!
Bom, primeiramente, antes de ter uma loja virtual é muito importante que você conheça bem o ramo em que você atua.
Isto inclui entender quem são os seus concorrentes, as marcas que inspiram o seu negócio e os dados de mercado, quesitos essenciais para que você comece a construir a sua atuação no on-line.
Uma dica que damos é acessar nossos artigos periódicos publicados aqui na área de conteúdos do site da Digital Hack e assim ficar ligado nas tendências e insights importantes do segmento.
Além do portal gratuito www.ecommercebrasil.com.br, com produção diária e especializada de artigos técnicos, dados confiáveis e notícias do mercado online em geral.
Com essas informações em mãos, é preciso definir qual mensagem a sua marca quer transmitir perante o público consumidor e a forma como ela irá se relacionar com os seus clientes.
Lembre-se de ter em mente o seu posicionamento, produtos, diferenciais, variedades e bases de atendimento.
A página inicial é a grande responsável por dar uma cara, ou seja, uma identidade à sua loja virtual.
Pois, praticamente todos os clientes entrarão primeiro nela para depois irem navegando pelas demais categorias para obterem informações específicas sobre produtos e serviços.
Desta forma, é recomendado que a página inicial seja simples e fácil de navegar, assim como todo o restante do site, que deve levar em consideração a experiência do consumidor para que ela seja o mais prazerosa possível.
Portanto, a construção da arquitetura deve ser muito bem pensada, buscando priorizar a agilidade na localização da informações também.
Um fator muito importante é ter um campo para que o consumidor possa fazer buscas de produtos.
Isso facilita para que ele encontre o produto procurado e em pouco tempo, bem como uma gama de variedades daquilo que está buscando, o que pode agregar ainda mais na venda final.
A utilização de banners com call to action (chamadas para ação) são fundamentais para o sucesso da sua loja virtual, isso porque eles diminuem a taxa de rejeição e fazem com que as pessoas, automaticamente, cliquem na chamada e naveguem na sua loja.
Além do mais, na estrutura inicial da página é interessante exibir alguns dos seus principais produtos, a fim de despertar o interesse do consumidor, levando mais informações e uma visão geral do que está sendo oferecido.
Campo muito importante e essencial para qualquer tipo de página ou negociação, é preciso deixar bem clara a informação de contato, em que pode ser feito por meio de telefone, e-mail, WhatsApp ou Skype.
Juntamente ao contato, informe as suas redes sociais, com links para que o seu cliente possa interagir com os seus perfis.
Aproveite para criar um campo de cadastro de e-mail de newsletter. Com isso, você aumenta a sua rede de contatos e se aproxima do seu cliente, podendo ele receber novidades por e-mail, além de descontos, lançamentos e ofertas.
Tudo isso garante uma maior interação com o seu público, resultando em vendas também.
Talvez algumas pessoas que irão acessar a sua loja virtual não conheçam a fundo sobre o seu negócio. Por isso, é importante que sejam exibidas informações sobre a sua marca, atrelada a uma breve descrição da sua história ou criação.
Esta etapa está entre uma das mais importantes para o sucesso da sua loja virtual.
Exiba no rodapé da página inicial os selos de segurança, que certificam que o seu negócio é de confiança, como o certificado SSL, site Blindado ou E-bit.
Além disso, não se esqueça de informar os meios de pagamento, como as bandeiras dos cartões de crédito, boleto, depósito bancário etc.
Invista em uma página intuitiva e de fácil acesso. Ou seja, nela, os seus clientes deverão encontrar o produto que estão procurando de forma ágil, bem como quantidade, cores, modelos e tamanhos.
O layout dessa página deve conter o título do produto, descrição o mais completa possível, preço, estoque, botão de comprar, frete, imagens ilustrativas bem produzidas e com boa qualidade, recomendações e avaliações.
O botão “comprar” deve vir sempre em destaque, assim como o preço que deve ser chamativo. Chamadas apelativas como “comprar agora”, “clique para comprar” ou “adicionar ao carrinho” ajudam a gerar senso de urgência para finalização do processo de compra e venda.
Importante inserir ao lado do botão de compra, um campo para o preenchimento do CEP para o cálculo do frete – um dos maiores fatores de decisão de compra do produto em sua loja.
Não se esqueça de deixar bem claro os valores, formas de entrega e os prazos.
Basicamente, as imagens são o único contato que o consumidor tem com o seu produto, procure investir em imagens realmente boas e variadas, pois isso confere mais credibilidade e confiança no material que está sendo adquirido.
Agora você já conhece as melhores práticas para iniciar o seu e-commerce. Não deixe de considerá-las na hora de ampliar a sua atuação e desfrutar de todas as vantagens de um negócio digital.
Abraços e bons negócios digitais para você!