Você sabe qual o primeiro passo para ter uma loja online? A primeira providência é escolher a melhor plataforma para o seu negócio.
A plataforma nada mais é do que um software que vai colocar a sua loja na Internet e permitir que as pessoas vejam seus produtos, façam os pedidos e fechem as vendas.
Atualmente existem muitas plataformas que atendem todos os tipos e-commerce e cabe a você conhecê-las melhor para escolher qual delas atenderá melhor suas necessidades.
Neste blog post vamos te mostrar as mais usadas e como elas funcionam. Pronto? Mas antes….
Conheça as diferenças
A primeira grande diferença é que existem as lojas virtuais prontas que são mais fáceis de usar e as mais robustas, que demandam um pouco mais de conhecimento técnico.
Cada uma delas tem suas vantagens e desvantagens.
Se você tem um e-commerce de médio e pequeno porte, pode usar as lojas prontas, sem problemas. Só que nesse caso você poderá ter limitações na hora de personalizar seu negócio.
Mas se você já é uma empresa grande, com foco em B2B, por exemplo, vai precisar de mais recursos que apenas uma plataforma mais profissional poderá te proporcionar. A desvantagem está no fato da necessidade de uma equipe de TI mais experiente para que sua loja funcione da forma como deve.
Veja também: Marketing de conteúdo para e-commerce: veja os benefícios e como começar de forma certa
Mas como escolher a melhor plataforma?
Antes de mais nada pense no seu negócio: o que você vende, para quem, em que locais e quais as possibilidades de crescimento.
Depois certifique-se de que seu consumidor terá uma excelente experiência de compra.
Isso envolve ótimas fotos para visualização dos produtos em detalhes (com dimensões de tamanho), preço e formas de pagamento visíveis, possibilidades de customização, prazo de entrega, frete e uma boa política de trocas e devoluções.
Depois de encontrar uma plataforma que te entregue tudo isso, pense se ela poderá sustentar seu e-commerce a longo prazo.
Faça a pergunta: se minha loja virtual crescer 20% no ano que vem, essa plataforma poderá continuar me atendendo?
Nossa mais tudo isso?
Sim! No ano passado, apenas no Brasil, houve um aumento de 27% no faturamento em relação a 2022.
Isso significa R$ 161 bilhões em compras pela Internet segundo dados da Neotrust, empresa de monitoramento do setor.
Então vamos escolher a sua plataforma de e-commerce e começar a vender?
- WooCommerce: começamos com uma “quase” loja virtual. Isso porque está mais para um plugin que roda no WordPress, a plataforma de sites e blogs mais famosa do mundo. Tem os recursos básicos para uma loja virtual e é fácil de usar para os iniciantes. O único problema pode ser na hora de usar funcionalidades mais avançadas; você vai precisar de várias extensões. Outro problema é que, por ser um plugin para WordPress, na maioria dos casos a experiência tanto do cliente quanto do administrador é muito ruim. Isso porque o sistema é muito limitado e apresenta muitos problemas como checkout lento e também falhas de integração com plataformas de pagamentos;
- Tray Commerce: oferece todos os recursos que uma loja on-line precisa, tudo em um só lugar e diversas integrações, principalmente com os principais Marketplaces do Brasil. Tem várias opções de personalização, recursos de marketing e funciona muito bem no mobile;
- wBuy: se quiser integração com formas de pagamento, esta é uma ótima escolha. A wBuy integra com Ame Digital, Mercado Pago, Melhor Envio, entre outras. Além disso disponibiliza uma inúmera quantidade de ferramentas para o lojista online. É uma ferramenta paga que oferece vários planos de acordo com suas necessidades;
- NuvemShop: uma das mais populares tem mais de 70 mil lojas na América Latina. Oferece integração com WhatsApp, Instagram e Facebook. Além disso é de fácil manutenção, oferece opções de personalização e integra várias opções de envio e pagamentos;
- LojaIntegrada: É bem intuitiva e fácil de usar. Oferece planos gratuitos e pagos que vão aumentando de valor conforme as ferramentas oferecidas;
- VTEX: indicada para e-commerces mais robustos é uma solução completa para grandes empresas. Trabalha em sistema omnichannel integrando pontos de venda, estoques e sites. Para usá-la é necessária uma equipe com conhecimento em desenvolvimento. C&A e Motorola são exemplos de empresas que vendem pela VTEX;
- Magento: adquirida pela Adobe em 2018, oferece uma versão gratuita e paga. Assim como o WordPress é uma plataforma open source que conta com uma comunidade de colaboradores que contribuem com ela. Apesar disso é mais indicada para pessoas que tenham algum conhecimento na área de desenvolvimento. Pode ser usada para clientes B2B e B2C;
- LojaVirtual: oferece templates gratuitos e solução completa para uma loja online. A grande vantagem é o suporte humano e um trial de 15 dias. Oferece planos que incluem integrações e quantidade de produtos cadastrados. Ah! E tem também o “Pacote Loja Pronta” que auxilia o lojista na criação do seu negócio online;
- Shopify: a grande vantagem é a gestão completa do seu negócio. Só que como tudo tem um preço, esse vem em dólar. Oferece recursos de criação da loja virtual, integrações com meios de pagamento e até pontos de venda físicos! Você pode fazer um trial de 14 dias. É muito utilizada também para quem vende no exterior;
- Simplo7: com mais de 100 recursos e integrações disponíveis, essa plataforma tem suporte e contato direto com a equipe. É intuitiva e não necessita de conhecimento em programação. Tem planos a partir de R$ 9,90, trial de 30 dias e consultoria.
Outras considerações sobre e-commerce:
- Escolha uma plataforma que poderá lhe fornecer relatórios dos seus compradores. Com esses dados você poderá saber quem é seu público, quais os produtos mais vendidos, quantas peças tem no estoque, entre outras;
- Tenha várias opções de pagamento. Cartões de crédito, débito, PIX e até o velho boleto são as preferidas dos consumidores. Se puder, ofereça todas;
- Se você vender por categorias, veja se sua plataforma permite esse tipo de segmentação;
- Ofereça descontos progressivos conforme o tamanho da compra! Isso faz o maior sucesso com os clientes!
E se precisar de ajuda para escolher a melhor plataforma para o seu negócio entre em contato com a gente!
Vamos conversar e descobrir qual a melhor opção para sua loja virtual!