Se você quer aparecer nos primeiros resultados do Google uma coisa é certa: é preciso saber escolher as melhores palavras chave.
Mas o que são palavras chave, quais são e como escolher as melhores?
Vem que a gente te conta.
É bem provável que você tenha encontrado este blog post através das palavras chave escolhidas para ele.
Por exemplo: você deve ter pesquisado termos como “palavras chave”, “como ser encontrado pelo Google” ou até “técnicas de SEO”.
Estas palavras foram estrategicamente colocadas ao longo do texto com esse objetivo: fazer com que você encontre um conteúdo que resolva seu problema, nesse caso, escolher palavras chave para seu texto.
Mas o que são palavras chave?
São termos formados por uma ou mais palavras que, quando utilizados no conteúdo, vão fazer com que o seu texto se destaque no motor de buscas do Google.
Essas palavras representam a solução para os problemas que o seu público está buscando.
Por exemplo: se você tem uma loja de artigos esportivos e quer vender tênis da marca “X”, por exemplo, suas palavras chave podem ser: “Tênis”, “Tênis da marca X”, “Tênis Esportivo”, “Melhor tênis para prática de esportes” e assim por diante.
Como usar as palavras-chave?
Mas atenção! Cuidado com o número de palavras chave. Não adianta sair “recheando” seu texto com elas!
Uma boa dica é usá-las no título, intertítulo, no nome da imagem e algumas vezes durante o texto.
Depois que terminar, verifique se as palavras chave estão aparecendo demais, pois isso pode cansar o leitor.
Você também pode usar termos relacionados à palavra-chave, isso porque recentemente o Google passou a dar valor à análise semântica das buscas.
Isso torna o texto mais rico e mais interessante para o leitor!
E como encontrar as melhores palavras chave?
Felizmente a Internet está cheia de ferramentas que podem ajudá-lo nessa escolha.
Mas antes que a gente fale delas, escolha palavras que levem em conta sua persona (para quem você está escrevendo), pense no objetivo do texto e é claro, dê uma olhadinha no que o concorrente está fazendo, isso não é pecado.
Vamos às ferramentas!
- Google Keyword Planner: funciona melhor para campanhas pagas de Google Ads, ou seja, de anúncios feitos com o Google. Além de te orientar sobre as melhores palavras-chave, essa ferramenta também pode te ajudar a otimizar seus termos de busca, mostrando o que pode dar mais certo.
- Ubersuggest: criado por Neil Patel, é um dos mais populares. É bem intuitivo e fácil de usar. Além da palavra chave ele também pode sugerir termos relacionados. Tem uma versão paga e outra gratuita, que funciona bem, porém com algumas limitações. Ah! E uma novidade: você pode inserir o domínio do seu concorrente para obter palavras chave ainda melhores!;
- Google Trends. Quer saber qual a melhor palavra chave para usar hoje? Então essa é a sua ferramenta. Como o nome diz, ela lista as palavras mais procuradas “do momento”. Além de ser gratuita, outra vantagem é que você pode filtrar os resultados por país e período de tempo;
- Semrush: não é bem uma ferramenta de palavras chave, mas ajuda bastante a direcionar o melhor rumo para o seu conteúdo baseado nas tendências do que está sendo publicado. Ela analisa o desempenho da sua própria página e a dos concorrentes. Assim como o Ubersuggest existe a versão gratuita (mais limitada) e a paga;
- Keywordtool.io: ideal para quem está começando pois é muito simples de usar. Sabe quando você começa a digitar algo no Google e ele autocompleta a sentença? É assim que esta ferramenta funciona! Ela também oferece uma série de sugestões a partir do tema pesquisado.
Mais dicas:
- Coloque-se no lugar do seu público. Faça-se a pergunta: “Como eu pesquisaria esse assunto?”;
- Momento de compra: considere o estágio do funil de vendas em que seu cliente está. O texto deve ser adequado para cada etapa!;
- Tenha uma URL com a sua principal palavra chave;
- Se estiver criando conteúdo para redes sociais lembre-se de colocar suas palavras em hashtags #palavrachave;
- Se estiver fazendo um anúncio pago, lembre-se de negativar as palavras que não estão diretamente relacionadas ao seu conteúdo. Por exemplo: se você vende flores, negative “quadros de flores”, “desenhos de flores” “estampas de flores”.
Seguindo estes passos seu conteúdo ficará bem mais visível para seu público alvo!
E se tiver dificuldades, conte com a gente! Podemos te orientar melhor sobre esse e outros assuntos de marketing digital!
