Seu site é em WordPress? Se a resposta for sim, parabéns!
Trata-se de uma ferramenta de CMS (Content Management System) ou em português, sistema de gerenciamento de conteúdo.
De tão popular, é usada por 39,5% de todos os sites do mundo, segundo dados do Search Engine Journal e por 23% de todos os blogs.
Mas antes de falar sobre o porquê do sucesso do WordPress vamos entender um pouco mais ele?
Popularidade e crescimento do WordPress
Um dos motivos pelos quais o WordPress é tão popular é que se trata de uma plataforma de Open Source, ou seja, seu código fonte está disponível e pode ser usado por quem entende de programação.
Isso criou uma relação forte entre a ferramenta e desenvolvedores do mundo todo, que trabalham contentemente na sua atualização, deixando-a ainda melhor.
Então se você precisa de um blog, o WordPress é ideal para o seu projeto.
E quais as vantagens de um blog em WordPress?
Você sabe que um dos fatores de sucesso de qualquer página na Internet ou no caso, do seu blog, é ser encontrado facilmente pelo robô de buscas do Google com as técnicas de SEO.
Para te ajudar nessa tarefa, o Worpress oferece vários plugins (acessórios) que podem ser instalados com ajuda de um especialista. Ele saberá quais são os compatíveis com o seu tema e quais os mais indicados para suas necessidades.
Um dos mais conhecidos é o Yoast que faz uma análise do seu texto e ainda sugere melhorias como uso de palavras chave e tamanho dos parágrafos.
E o que mais?
O WordPress tem ainda muitas outras vantagens para o seu blog. Veja:
- Fácil de usar: um desenvolvedor com conhecimento básico pode te ajudar a criar um blog no WordPress. Além da Internet, ele vai te orientar sobre a hospedagem para seu blog e a URL. Depois, com ajuda do desenvolvedor, você escolhe um tema e pede para que ele customize seu blog para que ele fique com a sua cara. Ah! E lembre-se sempre que a experiência do usuário deve ser a melhor possível. Um blog clean, de fácil navegabilidade e responsivo é bem mais aceito pelo público.
- Atualizações: como já falamos, o WordPress tem desenvolvedores em vários países que trabalham para deixar a ferramenta ainda melhor. Isso quer dizer que ao usar o WordPress, você terá várias atualizações e melhorias feitas por eles.
- Liberdade para criação: tendo em mente o assunto do seu blog e público alvo, você pode, com ajuda do desenvolvedor, escolher um tema e pedir a ele ajustes de acordo com suas preferências. Por exemplo: se quer falar sobre plantas, pode escolher um tema “natureza” e ter um menu sobre: espécies, como plantar, cuidados com as plantas, conteúdos anteriores, contato, entre outros. E sempre que precisar você pode pedir alterações no layout ou textos.
- Outros usuários: se você tem um ou mais colaboradores, peça para o desenvolvedor dar acesso para outros usuários de forma controlada. Por exemplo, você pode gerenciar as permissões do que cada um pode fazer no blog: apenas postar o texto no rascunho, revisar, inserir fotos, entre outras funções. Depois de tudo pronto você pode ser, se quiser, a única pessoa responsável pela publicação.
- Interatividade: o WordPress permite que você se comunique com seu público de várias formas. É possível ter um formulário de contato no qual a pessoa insere seus dados e a mensagem chega até você por e-mail. Você pode também abrir espaço para comentários ao final de cada postagem do seu blog. Para evitar que apareçam comentários como spams ou propagandas, por exemplo, você pode aprovar ou não estes comentários e decidir se serão publicados.
E as desvantagens, temos? Infelizmente
Nem tudo são flores no mundo WordPress. Por isso fique atento para algumas notícias não tão boas:
- Por ser o sistema CSM mais popular da Internet acaba sendo um alvo muito procurado por hackers que procuram falhas de segurança no sistema.
- Para evitar que isso aconteça tenha uma senha forte para fazer o login na sua página;
- Cadê o suporte? Se você precisar de ajuda com seu WordPress fale com o seu desenvolvedor. Não existe suporte técnico;
- PHP: o WordPress foi escrito na linguagem PHP (script open source) portanto se você precisar modificar algumas funcionalidades do seu blog também é preciso pedir ajudar para quem desenvolveu seu blog.
Dicas de segurança para seu blog em WordPress
- Utilize o plugin para autenticação de dois fatores do WordPress;
- Mantenha seu tema e as instalações do seu blog sempre atualizadas;
- Peça ao desenvolvedor um bom sistema de hospedagem que poderá lhe ajudar com a segurança das suas informações;
- Solicite também a instalação do Google Search Console que envia um e-mail de alerta em situações de perigo;
- Utilize sempre plugins de segurança.
Gostou do WordPress? Quer ter um blog nessa plataforma? Então pode contar com a gente!
A Digital Hack tem pessoal e tecnologia pra colocar seu blog no ar!
Entre em contato, que a gente te ajuda!