O ticket médio é um dos indicadores financeiros mais importantes de um negócio, isso porque ele transfigura o valor que um consumidor gasta em cada compra, em média, nas lojas/empreendimentos.
Ter um ticket médio saudável é chave para um e-commerce de sucesso e, por isso, separamos neste artigo algumas dicas de como aumentar o ticket-médio do seu
e-commerce.
Boa leitura!
Antes, uma pergunta sobre ticket médio:
É melhor ter um ticket médio alto e poucas vendas ou um valor médio baixo e muitas vendas?
A verdade é que não existe uma resposta correta. Contudo, é preciso analisar a realidade de cada empresa para entendê-la e traçar as melhores estratégias.
Isso porque empreendimentos que têm ticket médio baixo, normalmente, vendem mercadorias de menor valor e precisam ter um volume grande de vendas.
Já os negócios que possuem um ticket médio elevado, de certa forma, desenvolvem soluções mais caras e customizadas, ou seja, atuam em nichos segmentados do mercado.
Como aumentar a rentabilidade do negócio?
- Conheça os seus custos e a margem de lucro: antes de qualquer tomada de decisão dentro do seu negócio, tenha os valores das despesas sempre em mãos.
- Acompanhe os custos de perto. São informações necessárias para que os preços das mercadorias e serviços também sejam definidos, estabelecendo a margem de lucro em cada venda.
- Ofereça incentivos para indicações: permita que seus clientes ganhem descontos a cada indicação feita.
Mais dicas
- Além de otimizar as vendas, esta ação facilita o aumento da sua base de clientes, fazendo com que as pessoas comprem mais do seu negócio.
- Crie descontos progressivos: eles são ótimas estratégias para aumentar o ticket médio de um empreendimento, estimulando a compra por volume, o que aumenta o valor gasto pelo consumidor – o famoso “pague 2 e leve 3”.
- Crie kits de produtos e serviços complementares: procure ofertar produtos que são similares entre si e que sejam de maior valor. Isto ajuda para que o ticket médio também aumente.
- Reduza os custos variáveis: procure otimizar as despesas produtivas.
Negociação e recompensas
- Negocie com os seus fornecedores e encontre parceiros comerciais que atendam suas necessidades financeiras. Além disso, realize um planejamento tributário.
- Portanto tenha um programa de recompensas: o sistema de recompensas permite que o comprador ganhe pontos, os quais podem ser trocados por descontos, prêmios, produtos exclusivos, entre outros.
Comunicação com o cliente
- Esta tática funciona para aumentar o desejo de compra dos clientes e, consequentemente, aumentar o ticket médio do seu negócio.
- Por exemplo: comunique-se com seus clientes: atualmente, os consumidores desejam produtos e serviços que agreguem valor. Ou seja, que façam valer o esforço e o dinheiro gastos.
- Utilize uma linguagem adequada, além de investir nas redes sociais e e-mail marketing, a fim de estreitar sua relação com o consumidor e apresentar novidades.
- Eleve os preços: aumentar o preço da venda também é uma forma rápida de melhorar o ticket médio do seu empreendimento, mostrando também que a qualidade do serviço/produto melhorou.
Conclusão
Aproveite para ofertar um atendimento especializado e ágil.
Como abordado neste conteúdo, aumentar o ticket médio é uma ação simples, mas que precisa ser muito bem planejada para atingir resultados significativos e sem prejudicar a confiança no mercado.
Desta forma, lembre-se de monitorar a reação do consumidor em cada etapa, seja no aumento dos preços, na criação de kits ou na elaboração de um sistema de fidelidade.
Concluindo, analise e descubra qual a melhor estratégia para os seus negócios e boas vendas !