Mais perto do que nunca, a Black Friday 2020 – ou seja, a promoção mais aguardada pelos consumidores, já começou a ocupar o seu lugar de direito nas estratégias de e-commerce para este ano.
Ela que está um pouco diferente dos anteriores, por estarmos passando por uma pandemia – a do novo coronavírus.
Isso quer dizer que dificilmente iremos encontrar, neste novo cenário mercadológico, filas gigantescas nas lojas físicas – em que o atendimento e o consumo serão migrados para o ambiente on-line – digital.
Entretanto, se de um lado temos a pandemia para nos adaptarmos, do outro, temos consumidores ávidos pelos melhores produtos do mercado.
E mais: com preços mais acessíveis do que aqueles praticados durante os primeiros dez meses do ano, tanto nas prateleiras físicas quanto nas virtuais – o que faz da Black Friday ser tão especial.
Mas, uma coisa é certa, para obter sucesso nesta Black Friday e vender mais, é preciso estar preparado.
Não falamos apenas de estratégias de marketing, mas, sim, de diversos itens cruciais para qualquer e todos os tipos de fechamento de negócios, que valem para empresas de pequeno, médio e grande porte.
Confira algumas dicas que separamos para você e boas vendas!
Do que adianta investir em estratégias e em uma campanha de marketing maravilhosa se você não tem produtos suficientes para acompanhar a propaganda feita nas mídias on-line?
Desta forma, é essencial que você abasteça o estoque da sua loja para poder suprir a demanda, em que a quantidade adequada se faz uma grande aliada.
Outra dica é selecionar alguns produtos para oferecer descontos maiores – mais agressivos, visto que não é viável aplicar a métrica para todos os itens que integram o seu portfólio.
E o mais importante: aproveite o período de antecedência para negociar com os seus fornecedores e assim garantir uma margem de lucro maior com as vendas ao final da promoção.
Planejamento é tudo. E campanhas também. Por isso, aproveite o período que antecede a promoção e invista na divulgação das suas ofertas.
Isso porque as campanhas são consideradas verdadeiros gatilhos de vendas para despertar o interesse do seu cliente, que já está pesquisando as melhores ofertas e custo x benefício para investir o seu dinheiro.
Quando se está empenhado em realizar uma promoção na Black Friday, é de suma importância que o seu site também esteja preparado para receber milhares de acessos simultâneos.
Para isso, procure investir em uma infraestrutura adequada para garantir suas vendas sem que o consumidor desista da sua jornada por problemas técnicos da página.
Além do mais, com um site funcionando perfeitamente é possível traçar estratégias de vendas mais eficazes para garantir que o seu cliente chegue até a compra do item desejado.
E lembre-se: invista em estrutura responsiva, em que o tamanho do seu site adapte a qualquer tipo de dispositivo, como smartphones, computadores, tablets etc.
Embora a procura por melhores itens e preços durante a Black Friday tem crescido nos últimos anos, o que chamamos de estratégias de carrinho abandonado também aumentou.
Desta forma, é imprescindível que você conte com o apoio de uma equipe de marketing focada em converter a desistência em venda.
Aproveite para investir em técnicas embasadas no convencimento.
Por exemplo: entre as mais bem vistas pelos consumidores está a questão de frete grátis – já que dependendo do lugar de entrega da mercadoria o frete pode ser alto.
Então, essa tática funciona como uma isca para manter, inclusive, o seu cliente interessado em adquirir mais de um item.
É possível acelerar este processo e esta é uma das missões de um bom marketing digital. Entretanto, apenas o talento humano não basta para isso. A tecnologia deve ser aliada nesta jornada.
Ferramentas como Google Analytics e Search Console, RD Station, SemRush, mLabs, Facebook Business e LinkedIn, manuseadas por profissionais de marketing digital competentes, ajudam muito neste processo.
Com elas, você pode monitorar os interesses e perfis de acessos, cliques, engajamento.
E mais: e agrupá-los com o objetivo de entregar campanhas e comunicações cada vez mais adequadas às necessidades de cada persona.
Quanto mais clara uma segmentação, mais rápido e fácil fica encontrar o perfil ideal de cliente e as características deste que podem ser representadas na descrição da persona.
Uma das dicas mais importantes deste artigo, o atendimento ao cliente ganhou um papel de destaque nos últimos anos.
O consumidor busca por uma experiência positiva atrelada à compra, o que pode garantir ao seu negócio uma futura fidelização de público também.
Assim, procure planejar cada uma das etapas que o seu cliente irá “vivenciar” dentro do seu site.
Leve em consideração a quantidade de cliques e a facilidade com a qual ele irá encontrar o produto que deseja e realizar a compra de fato.
Quanto mais objetivo e simplificada for a jornada dele, mais chances você terá de converter a venda.
Se for necessário, invista em uma equipe específica para acompanhar o atendimento ao cliente, além de diversos canais para facilitar a comunicação com o seu consumidor, como e-mail, redes sociais, WhatsApp, telefone.
Ou seja, procure atender aquele cliente na plataforma que ele se sentir mais confortável. Você ganha pontos com o seu público e a probabilidade de conversão é muito maior neste caso.
Agora que você sabe como se preparar e como tirar melhor proveito da Black Friday este ano, aproveite este período para calibrar o seu time e investir em estratégias bem definidas para garantir o sucesso das suas vendas.
Tenha uma ótima Black Friday!