Você já ouviu falar em teste A/B? Sabe para que serve e como funciona? Neste blog post vamos responder a estas perguntas e falar um pouco mais dessa ferramenta de marketing que pode trazer resultados incríveis para suas campanhas.
Duvida? Olha o que Bill Gates disse lá em 2008: “Nós deveríamos usar a metodologia A/B muito mais do que estamos fazendo hoje”.
É uma estratégia de marketing que muda apenas algumas variáveis do material a ser exibido para o público.
O objetivo é medir o engajamento entre os dois para verificar qual gerou mais conversões.
Os testes A/B podem ser usados em vários materiais como Landing Pages, e-mail marketing, campos de formulários, imagens, botões de CTA (Call to Action) e em praticamente todos os meios de comunicação com o seu público.
Vamos supor que a Digital Hack vá fazer uma live sobre Marketing Digital e que para isso envie um e-mail informando sua base de leads.
Nesse caso o e-mail terá o mesmo conteúdo e a variável será o título do e-mail.
Título A: “Saiba tudo sobre Marketing Digital. Inscreva-se em nossa live”
Título B: “O que te impede de saber mais sobre Marketing Digital”?
Perceba que o teste “A” usou uma linguagem mais simples e usual e o “B” mais desafiadora. Isso é proposital pois somente assim você descobre qual dos estilos é o preferido do seu público.
Toda vez que você precisar mensurar alguma métrica importante para uma ação de marketing. Ela pode ser taxa de abertura de e-mail, geração de leads, visitas no site, entre outras.
Mas atenção! O ideal é fazer o teste A/B com um volume considerável de leads, pois trata-se de uma metodologia baseada em números. Isso quer dizer que, se houver poucos leads, corre-se o risco de os números serem imprecisos.
Para te ajudar nesta tarefa você pode usar ferramentas como a da Resultados Digitais, Neil Patel, da SurveyMonkey, entre outras.
Existem no mercado ótimos softwares de automação de marketing que vão te ajudar com os testes A/B. Entre eles estão o RD Station Marketing, VWO, Optimizely, Google Optimize, entre outras.
Na hora de escolher uma variável pense bem, pois a escolha acarretará diretamente no número de conversões da sua campanha de marketing. Lembre-se também que haverá apenas um elemento de diferença entre as duas!
Espere um tempo para medir os resultados! Alguns testes A/B podem levar dias ou até um mês para poderem ser mensurados. Os e-mails são mais rápidos e podem ser medidos em questão de até três horas. Agora, se você tem um baixo volume de tráfego, deve esperar entre 15 a 30 dias para medir campanhas de CTA ou Landing Pages.
Escolha apenas uma métrica para determinar o vencedor. Por exemplo, se você escolhe a quantidade de abertura de um e-mail, foque a sua atenção nela. Depois preste atenção em qual dos dois e-mails teve mais conversões e replique a fórmula vencedora!
Utilize teste A/B em várias campanhas! Tudo bem, pode até dar um pouco mais de trabalho, mas o esforço irá compensar! Com o tempo você já irá perceber quais variáveis agradam mais ao seu público alvo. Dessa forma você vai otimizar seu relacionamento com ele e gerar ainda mais vendas.
Gostou deste conteúdo? Se quiser implementar testes A/B em seu negócio fale com a gente! Somos especialistas no assunto!