Muito se fala sobre marketing digital, ele nasceu há um pouco mais de 1 década e se intensificou nos últimos 5 anos, com mais enfoque para o tema, e inclusive há diversos eventos exclusivos para essa pauta como o Fire Festival e o RD Summit.
A resposta é: Refletir antes de qualquer tomada de decisão, não é porque uma rede social está atraindo muitas pessoas que se faz necessário estar nela, é importante ter o básico bem feito. O básico é ter uma linha de comunicação coesa, atender bem os clientes das redes sociais que já possuem, abraçar todas as redes pode trazer excesso de informação ou simplesmente o famoso copiar e colar um tema que poderia ser trabalhado de formas diferentes, pois o comportamento do consumidor é diferente em cada plataforma.
Ter clareza se a comunicação é com o público correto, os clientes, ou se está apenas postando algo que é legal ou se realmente está sendo pensado em quem está vendo a publicação, o digital exige cada vez mais de profissionais preparados para realmente trazer resultados eficientes, não é só curtir, comentar, é engajar, é reter, é se relacionar com os consumidores na jornada que permeia também o ambiente digital. Confira também o artigo sobre Segmentação de Leads.
Engloba muito mais do que isso, é um ecossistema, se trabalha o branding (marca), o tráfego, são sites com uma boa experiência para os usuários, uma UX bem feita, é vasto, é todo um universo; o digital reflete as empresas fora do físico, mas elas precisam carregar a identidade e principalmente o propósito, o porquê que ela existe e os seus diferenciais, o que se entrega para o mundo.
A pertinência do canal e o que irá ser postado por lá também precisa estar alinhado com o que se quer transmitir para as pessoas, mais uma vez, não é a trend, porque ela em 1 semana já foi, mas sim a sensação que se passa, como se tornar autoridade, o reconhecimento por serem antenados, empresa descoladas por exemplo… uma pergunta importante de ser respondida porque ela norteia tudo o que se vai fazer em todo o marketing digital.
Separamos alguns conselhos que podem auxiliar no marketing digital em qualquer momento das empresas, consolidadas ou não, é possível maximizar e melhorar os processos dentro de um universo como esse:
Não só no marketing digital, mas para toda a empresa, é essencial que se tenha um porquê se está fazendo, quando será feito, para quem está sendo direcionado e onde deverá ser feita a comunicação.
Há algumas ferramentas como Excel, Trello, Mindmeister, Pipefy, Asana são excelentes para planejar conteúdos, ações no digital.
Analisar as plataformas que melhor se adequam ao perfil dos consumidores e onde eles estão trará mais resultados de engajamento e também de vendas dependendo do produto e serviço.
Por exemplo, o comportamento de um consumidor no Instagram (ver amigos, interagir e lifestyle é diferente do consumidor no Pinterest (inspiraçõs e no TikTok (entretenimento).
Aguardar que só o conteúdo orgânico faça tudo no marketing digital é um caminho de longo prazo, o tráfego pago apoia o conteúdo orgânico e o traciona para um maior crescimento.
Em cada momento da empresa e do objetivo, faz-se necessário uma estratégia de orgânico + tráfego pago. Por exemplo: a empresa vai chegar em uma nova cidade e precisa de alcance, fazer um conteúdo explicando o que a empresa entrega, o que ela faz e patrocinar um conteúdo onde traz um condição especial de lançamento, de chegada da empresa fecha muito melhor uma campanha.
Pessoas que estejam focadas nessa atividade possuem um time muito maior do que pessoas que fazem isso fora as outras atividades, o que pode acontecer com não ter o foco é pode ser usado um assunto que não tenha pertinência com o contexto da empresa e análise, sai simplesmente fazendo e aí, sem pensar nos prós e contras, pode até causar algo ruim.
Não existe não acompanhar um ambiente tão vivo como o digital, que ao mesmo tempo tudo acontece muito rápido, muda tudo de uma hora para outra, como até reviver um conteúdo de 10 anos atrás que é uma pauta e que passou batido, ter um cuidado e ver o que trouxe resultado e o que não funcionou também auxilia nos conteúdos que irão ser feitos e campanhas que performam mais.
Existem plataformas que são experts em monitoramento como a Buzzmonitor, dá para entender até o sentimento dos consumidores na hora das postagens.
Entender os consumidores é sem dúvida o ponto-chave, se é uma compra por impulso é uma estratégia, se é de reconhecimento, é outra, de relacionamento, é outra… o que o digital também fornece são diversas possibilidades, e muitas vezes com possibilidade de teste, coisa que em muitas mídias e ambientes físicos alterações e testes se tornam mais complexos e também mais custosos, ou seja, requerem um investimento muito maior.
Fazer uma persona ter mais assertividade é essencial! Confira também esse artigo que comenta sobre
Como criar uma persona.
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