Lembra lá atrás, no começo dos anos 90 quando você recebia e-mail marketing?
A maioria das mensagens eram propagandas de produtos duvidosos e o layout era de chorar.
Felizmente 30 anos depois o e-mail marketing se consolidou como uma das principais ferramentas de marketing digital, ajudando a aumentar as vendas e estreitar o relacionamento com o cliente.
Olha isso: 53% da população mundial utiliza e-mail e abre sua caixa de entrada regularmente.
E mais: em 2020, o volume movimentado por e-mail marketing foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, deve ultrapassar US$ 10 bilhões. Os dados são do Statista.
Hoje, com uma boa equipe de marketing, é possível fazer com que a mensagem certa chegue direto na caixa de entrada do seu público alvo.
Você não vai querer ficar de fora dessa, certo?
Jamais, em hipótese alguma, compre listas de e-mail. Além de atingir pessoas que não são do seu interesse, muitos endereços podem ser falsos.
Além disso, você pode ser denunciado e punido pela plataforma de envio de e-mail caso haja muitos bounces (bate e volta) e taxa de entrega baixa.
Atualmente existem filtros de spam que reconhecem e barram estas listas.
É pedir a permissão do contato. Com a LGPD (Lei de Proteção de Dados), para enviar um e-mail marketing você precisa da autorização do seu lead. Isso pode ser feito através de um botão no formulário de inscrição em uma Landing Page, por exemplo.
De preferência, sempre no final da mensagem, dê ao lead a possiblidade de cancelar a assinatura de forma fácil, com apenas um clique.
Assim é possível entregar a mensagem certa, ou seja, relevante para quem se interessa pelo seu produto. Isso pode ser feito através de várias segmentações. Por exemplo: se você vende joias, pode disparar um e-mail marketing sobre alianças com segmentação para noivos.
As pessoas vão sentir muito mais confiança se o seu endereço de e-mail for seu próprio domínio, ou seja, o nome da sua loja. Por exemplo contato@seunegócio.com.br Hoje em dia muitas pessoas desconfiam de spams maliciosos e deletam e-mails com nomes desconhecidos.
Enviar muitos e-mails, um atrás do outro, é muito irritante. Ninguém gosta de ficar recebendo mensagens do mesmo remetente toda hora. Então cuidado. É possível criar um plano de ação com mensagens a cada 15 dias, por exemplo ou até um mês, dependendo do perfil do seu negócio.
Como disse Bill Gates. Então antes de enviar um e-mail pense: isso é relevante para meu público? Ele vai gostar de receber esta mensagem?
Muito importante: não fale com seu cliente apenas quando precisa dele para vender. Aproveite datas sazonais como dia dos pais, mães e aniversários para enviar mensagens de parabéns. Ele se sentirá valorizado.
Hoje as ferramentas de automação permitem personalizar o e-mail com o nome do usuário no assunto e no conteúdo do texto.
Já tentou abrir um e-mail e ele ficou demorando para abrir? Você deleta, certo? Então tome cuidado com o tamanho das imagens do seu e-mail marketing para que ele não ultrapasse 500 k.
E mais: o e-mail deve ser responsivo e abrir em todos os dispositivos. Saiba que cerca de 85% das pessoas abrem suas mensagens pelo celular. Além disso, cuidado com a proporção de texto e imagem.
Dica: use cores contrastantes e deixa a chamada bem visível.
A primeira coisa que a pessoa vai ler é o assunto do e-mail. Então ele deve fazer com que a pessoa abra sua mensagem.
Utilize gatilhos como: “Últimos dias da promoção”, ou “Promoção exclusiva para você” ou “Guia definitivo para vender mais”. O ideal, por pesquisas, é que o título tenha entre 20 e 41 caracteres.
Outra boa dica é usar palavras no infinitivo como “Faça”, “Compre”, “Abra”.
É ideal para não ter que ficar lembrando, a todo momento, de enviar o e-mail. Ao entrar na automação, seu lead imediatamente entre no fluxo de e-mails que vai conduzi-lo ao fundo do funil de vendas.
E para estratégias mais assertivas não se esqueça que para cada estágio de funil é possível programar um fluxo com conteúdos diferentes.
Sempre, mas sempre mesmo, envie um e-mail de teste para você mesmo. É a última chance de corrigir possíveis erros, de imagens ou informações.
Seu e-mail deve contar as palavras-chave do seu segmento. Como no exemplo acima, das joias, tenha: joias, ouro, colares, brincos, pulseiras alianças. Já os emojis podem ajudar na taxa de abertura, mas cuidado para não exagerar.
Sempre use um Call-to-Action. Trata-se de uma ação que deve ser feita pelo lead. Pode ser um download de material rico, preenchimento de um formulário com mais informações, link para blog post ou vídeo, entre outras ações.
Como você viu, a estratégia de e-mail marketing envolve muitos aspectos que incluem entre outras, técnicas de Inbound Marketing. O ideal é consultar uma equipe com experiência no assunto.
Assim você vai enviar a mensagem certa, da forma correta, para o público que deseja e vender muito mais.
A Digital Hack é especialista também em e-mail marketing. Venha trocar uma ideia com a gente