Público-alvo, persona e perfil ideal de cliente podem parecer sinônimos, mas são coisas completamente diferentes e entender essas diferenças é crucial para o sucesso de um negócio digital.
Nesta publicação, apresentamos de forma ampla as diferenças entre os três conceitos com o objetivo de ajudar você a ter mais esclarecimento sobre o assunto e a tracionar melhor o seu negócio. Boa leitura!
Público-alvo é uma leitura sócio, econômica e demográfica de um grupo de pessoas que serão o objetivo de suas ações. Por exemplo: Mulheres entre 35 e 40 anos, com renda entre 2 e 3 salários mínimos, residentes na região sudeste do Brasil.
Entram dados como idade, sexo, formação educacional, localização, classe social, etc…
Persona é a criação de um personagem fictício que representa um grupo do seu público-alvo com características, qualidades e comportamentos específicos. Por exemplo: Fernanda tem 35 anos, é administradora de empresas, com renda mensal de 3 salários mínimos. É mãe do Gabriel, que tem 3 anos. Mora na cidade de São Paulo, procura equilibrar sua agenda entre vida profissional e pessoal. Gosta de viajar, mas não tem feito isso nos últimos anos devido à agenda de mãe e profissional, que exige muito, tanto fisicamente quanto financeiramente, sobrando pouco tempo para as vontades pessoais.
A persona requer um entendimento mais profundo, compreendendo as dores, necessidades, estilo de vida, desafios, frustrações, etc…