Ninguém duvida da importância da geração de leads. Eles têm grande potencial de se tornarem clientes e precisam ser observados com atenção.
Mas sabia que é possível segmentar seus leads? Assim, além de transformá-los em clientes de forma mais fácil, você pode aumentar suas vendas e diminuir seu CPL (Custo por Lead).
Quer saber como? Acompanhe este blog que a gente te explica!
Nada mais é do que separá-los por categorias! Isso serve para otimizar sua estratégia de marketing.
Em outras palavras: fazer o cliente certo receber a mensagem certa, na hora certa!
Existem várias formas de se fazer isso e caberá à sua equipe de especialistas decidir qual o melhor caminho.
Quando pensamos em segmentação de leads a primeira coisa a se pensar é: “O que preciso saber desse lead?”
Pense em quais informações do seu futuro cliente você vai precisar para sua estratégia de marketing.
Entre as principais estão nome, e-mail e telefone. Mas dependendo do seu negócio algumas variáveis também podem ser importantes.
Por exemplo: se você vende para PJ e PF é necessário que haja um campo com essas opções para que o lead o especifique. Assim fica bem mais fácil.
Estas informações podem ser captadas com técnicas de Inbound Marketing.
Além disso você também vai precisar de uma ferramenta de automação de marketing que vai automatizar todo o processo, afinal você não vai segmentar seus leads “na mão”, um por um, certo?
Antes de escolher uma segmentação é preciso ter em mente seu objetivo: para cada um existe uma estratégia diferente.
Sua equipe ou profissional de marketing saberá realizar a segmentação de acordo com o perfil do seu cliente e do que você está precisando.
Vamos às principais:
Sabemos que assim que o lead entra no seu funil de vendas (pipeline) ele passa por várias etapas que vão do topo até o fundo (quando é realizada a compra).
São elas:
Cada uma destas etapas delas exige uma estratégia diferente para otimizar os resultados.
Então o ideal é separar os leads de acordo com a etapa do funil em que ele está.
Veja exemplo de conteúdos para leads em cada fase do funil aqui
Empresas mais maduras digitalmente já têm sua persona, ou seja, uma pessoa fictícia que representa um grupo do seu público-alvo com características, qualidades e comportamentos específicos.
Uma empresa pode ter mais de uma persona e é possível criar conteúdos e formas de interação diferentes para cada uma delas.
Exemplo: se você é do ramo de joias de luxo, pode enviar um e-mail marketing personalizado para sua persona “empresário”. Já para sua outra persona, uma mulher bem-sucedida, um convite para que ela vá conhecer suas últimas novidades na loja física.
Segmentação muito importante se você tem leads de várias idades, homens e mulheres e em várias partes do país.
Cada um destes públicos (persona) exige uma forma diferente de comunicação.
Se você tem lojas físicas de produtos esportivos, por exemplo, pode criar conteúdos para que os jovens conheçam a linha exclusiva para eles.
Já para personas de outros estados é interessante trabalhar com promoções do seu e-commerce.
Mas o que é isso? Imagine que você dê uma nota para cada lead que entre no seu funil de vendas.
Quanto mais esse lead avança, mais pontos ele ganha. Assim você pode segmentar os leads mais “quentes”, que interagem mais (abrindo e-mails ou navegando pelo site) daqueles desengajados.
Lembrando que, nesse caso, também existem estratégias diferentes para eles.
Essa pontuação é feita automaticamente pela sua ferramenta de marketing digital.
Essa automatização também vai ajudar a nutrir estes leads de acordo com cada etapa do funil, como falamos acima.
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